A semana
Incentivos
Governo lança programa para empreendedores
PUB
O secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional anunciou, ontem, o lançamento, ainda antes do Verão, de um programa que visa estimular o empreendedorismo local, voltado para a valorização dos territórios, no quadro da reprogramação do QREN.
Falando à agência Lusa, à margem da visita que fez a Querença, no concelho de Loulé, António Almeida Henriques afirmou que o futuro programa "Valorizar" visará "desenvolver os territórios numa lógica de criação de valor", estimulando os investimentos. O programa está a ser pensado no âmbito da reprogramação de investimento para aproveitar os fundos comunitários atribuídos a Portugal no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007/2013, mas incluirá verbas nacionais.
O "Valorizar" apoiará o lançamento de dinâmicas regionais de desenvolvimento económico "que valorizem os recursos distintivos e de elevada qualidade dos nossos territórios", afirmou o membro do Governo. "Será um programa assente numa perspectiva de criação de novos negócios e atracção de investimentos, de animação das economias locais e de animação turística", revelou, sublinhando a importância do empenho das autarquias.
PUB
Um dos instrumentos ao serviço do programa será "a disponibilização de um regime de micro-incentivos a projectos de empreendedorismo, de acesso simplificado" e de formação de jovens empreendedores.
O secretário de Estado adiantou à Lusa que, além dos incentivos ao investimento no mundo rural, serão também apoiados pequenos investimentos locais em zonas urbanas de base local. António Almeida Henriques elogiou o programa Querença, iniciado há nove meses, que envolve nove jovens na criação de auto-emprego em projectos de base local. O secretário de Estado disse desejar que "sirva como farol para outros jovens de outros pontos do país".
Mobiliário português em Marrocos
PUB
Segundo um comunicado citado pela Lusa, o grupo será constituído por cerca de uma dezena de empresários, estando programadas passagens pelas cidades marroquinas de Casablanca e Marraquexe.
Segundo a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), "as exportações portuguesas para Marrocos, do subgrupo madeira e cortiça, aumentaram 137,9% de 2009 para 2010".
Esta missão empresarial enquadra-se no projecto de internacionalização da AEPF para 2012, que conta com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Estão programadas deslocações ao Brasil, China e México.
PUB
Negócios
Mulheres fazem a diferença
Graça Didier falava no debate "A diversidade nas empresas: Woman at work", que decorreu em Lisboa, organizado pela AmCham Portugal e pela European Professional Women's Network (EPWN).Segundo a secretária-geral da AmCham Portugal, "o que está em causa é a competitividade empresarial".
PUB
Hong Kong prova vinho nacional
A ViniPortugal participa na feira de Hong Kong pela segunda vez, um certame que considera ser "extremamente importante" por se tratar de "uma das maiores feiras do mundo" e por abrir portas a mercados importantes.
Depois de Hong Kong, a próxima montra dos vinhos portugueses na China (e na Ásia) será em Pequim e uma estreia para a ViniPortugal que participará pela primeira vez na Topwine, feira que vai decorrer entre os dias 4 e 6 de Junho.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda