Onze medidas para facilitar a vida das empresas

A criação de uma "via verde" para as empresas com projectos aprovados pelo QREN é uma das 11 medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do Simplex 2009. Saiba o que vai ficar mais fácil
Negócios 06 de Março de 2009 às 11:47

Dossiê electrónico da empresa

O dossiê electrónico da empresa vai passar a estar disponível no Portal da Empresa (www.portaldaempresa.pt), acessível através da utilização do Cartão de Cidadão. Este dossiê irá permitir às empresas aceder a informação disponibilizada pelos diferentes organismos da Administração Pública. Essa informação será oferecida de uma forma personalizada, tendo em linha de conta o perfil e as características dessa empresa. É ainda um objectivo que, através desta ferramenta, seja possível iniciar ou consultar o estado de um determinado pedido efectuado a um organismo público.

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PME com "via verde"

Os projectos de PME (Pequenas e Médias Empresas) aprovados no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) vão ter acesso a uma "via verde". Esta classificação irá introduzir maior celeridade nos procedimentos administrativos.

O Governo sublinha que esta discriminação positiva se justifica dado tratarem-se de projectos que já foram objecto de uma avaliação rigorosa por parte do Estado e que estão sujeitos a prazos de execução apertados.

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Classificação "online" para o turismo

O processo de classificação de empreendimentos turísticos cuja responsabilidade cabe ao Turismo de Portugal (www.turismodeportugal.pt) vai poder ser acompanhado por via electrónica, possibilitando o acesso imediato a toda a informação relevante para o efeito.

IVA mais fácil para exportadoras

O Simplex vai permitir validar automaticamente, com a base de dados da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, as exportações que os contribuintes mencionem no mapa de clientes aquando do seu pedido de reembolso do IVA.

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Balcão único para serviços

Vai ser desenvolvida uma infra-estrutura que permitirá a criação de um balcão único presencial e "online", no Portal da Empresa, que possibilite o acesso às formalidades necessárias ao exercício de uma actividade de serviços.

Portal da empresa 2.0

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O objectivo é transformar o Portal da Empresa no único ponto de contacto "online" entre as empresas e administração pública.

Vinhos vendidos "online"

No portal do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (www.ivp.pt) haverá uma área reservada aos operadores, que dará a possibilidade de efectuarem transacções "online" de vinhos da última vindima entre produtores e comerciantes. É uma forma de agilizar este tipo de transacções e tornar mais eficaz o seu controlo.

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Licenças de espectáculo pela net

Vai ser disponibilizado um serviço electrónico que permitirá desmaterializar a licença de recintos de espectáculos de natureza artística, incluindo pedidos de vistorias técnicas e de segurança. Será criada uma área reservada de acesso a informação certificada permanente e consulta de estado de processos através do portal da Inspecção Geral das Actividades Culturais (www.igac.pt).

Segunda via de matrículas

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Será possível solicitar "online" uma segunda via do certificado de matrícula.

"Ranking" dos serviços das autarquias Vai ser criada uma plataforma tecnológica para enumerar e classificar os serviços "online" disponibilizados pelas autarquias locais. O "ranking" será fornecido pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (www.dgaa.pt).

Informação cadastral de uma só vez

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Vai ser disponibilizada a informação cadastral aos diferentes organismos da administração pública que dela necessitem, dispensando as empresas de obrigações repetidas.

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