pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inovar no suporte ao negócio

No Verão do ano passado a Puratos deu início a uma pequena grande revolução nas suas comunicações.

03 de Março de 2011 às 10:10

"Os prémios são um incentivo para continuarmos no caminho da inovação",

João Garvão, responsável pela direcção de sistemas de informação da Puratos

Distinção Optimus Innovation Awards - prémio Inovação pioneira 2011

Negócio Indústria alimentar

Facturação 30 milhões de euros

Trabalhadores 180

Investimento anual em inovação 2% da facturação

No Verão do ano passado a Puratos deu início a uma pequena grande revolução nas suas comunicações. Pequena no impacto para os utilizadores, grande nos ganhos de eficiência que a organização espera atingir e na gestão de bastidores necessária para migrar os serviços que diariamente suportam a organização.

O grupo alimentar renovou a infra-estrutura de suporte às comunicações integrando numa única solução voz, dados; fixo e móvel. Ligou as nove localizações por onde espalha operações em Portugal e interligou-as aos "datacenters", que passaram entretanto a suportar novas soluções de recuperação de desastres.

No âmbito do novo projecto os colaboradores passaram a ter acesso a uma central telefónica IP e as equipas comerciais ganharam uma rede móvel dedicada. João Garvão, responsável pela direcção de sistemas de informação da Puratos, foi o homem do leme na operacionalização da mudança e não esconde expectativas de que o projecto venha a destacar-se no contexto internacional do grupo. A Puratos Portugal, com maioria de capital nacional mas incluída no grupo alimentar belga, já foi distinguida com o Golden Unicorn, um prémio interno de qualidade alinhado com os padrões da certificação e que distinguiu a organização, os automatismos e os processos das linhas de produção locais.

A modernização das comunicações é para João Garvão um bom pretexto para voltar a dar nas vistas. Os primeiros benefícios da mudança ainda estão a ser contabilizados, mas já são óbvios. Para a componente de voz do projecto ainda não há números, mas ao nível dos dados já podemos dizer que "aumentámos a velocidade, a capacidade dos circuitos e estamos com ganhos acima dos 20 a 30 por cento", precisa.

Na área dos bolos, das receitas e do pão, a inovação é um imperativo no dia-a-dia da Puratos. As TI não fazem parte do "core business" mas, também, aqui a máxima faz cada vez mais sentido. Há equipas externas que interagem mais rapidamente com a empresa se tiverem as condições técnicas para o fazer, custos que se poupam se as ligações telefónicas internas forem gratuitas e dados que não se perdem se a empresa for assolado por um apagão e tiver réplicas de todos os dados, como passou a ter. Reconhecimentos externos ao valor da mudança são apreciados.

"Os prémios são um incentivo para continuarmos no caminho da inovação",

João Garvão, responsável pela direcção de sistemas de informação da Puratos

Distinção Optimus Innovation Awards - prémio Inovação pioneira 2011

Negócio Indústria alimentar

Facturação 30 milhões de euros

Trabalhadores 180

Investimento anual em inovação 2% da facturação

No Verão do ano passado a Puratos deu início a uma pequena grande revolução nas suas comunicações. Pequena no impacto para os utilizadores, grande nos ganhos de eficiência que a organização espera atingir e na gestão de bastidores necessária para migrar os serviços que diariamente suportam a organização.

O grupo alimentar renovou a infra-estrutura de suporte às comunicações integrando numa única solução voz, dados; fixo e móvel. Ligou as nove localizações por onde espalha operações em Portugal e interligou-as aos "datacenters", que passaram entretanto a suportar novas soluções de recuperação de desastres.

No âmbito do novo projecto os colaboradores passaram a ter acesso a uma central telefónica IP e as equipas comerciais ganharam uma rede móvel dedicada. João Garvão, responsável pela direcção de sistemas de informação da Puratos, foi o homem do leme na operacionalização da mudança e não esconde expectativas de que o projecto venha a destacar-se no contexto internacional do grupo. A Puratos Portugal, com maioria de capital nacional mas incluída no grupo alimentar belga, já foi distinguida com o Golden Unicorn, um prémio interno de qualidade alinhado com os padrões da certificação e que distinguiu a organização, os automatismos e os processos das linhas de produção locais.

A modernização das comunicações é para João Garvão um bom pretexto para voltar a dar nas vistas. Os primeiros benefícios da mudança ainda estão a ser contabilizados, mas já são óbvios. Para a componente de voz do projecto ainda não há números, mas ao nível dos dados já podemos dizer que "aumentámos a velocidade, a capacidade dos circuitos e estamos com ganhos acima dos 20 a 30 por cento", precisa.

Na área dos bolos, das receitas e do pão, a inovação é um imperativo no dia-a-dia da Puratos. As TI não fazem parte do "core business" mas, também, aqui a máxima faz cada vez mais sentido. Há equipas externas que interagem mais rapidamente com a empresa se tiverem as condições técnicas para o fazer, custos que se poupam se as ligações telefónicas internas forem gratuitas e dados que não se perdem se a empresa for assolado por um apagão e tiver réplicas de todos os dados, como passou a ter. Reconhecimentos externos ao valor da mudança são apreciados.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio