PME apostam na internacionalização para ultrapassar saturação do mercado nacional
As PME portuguesas estão a internacionalizar-se como forma de melhorarem os desempenhos e encontrarem novos nichos de mercado, apesar das dificuldades que encontram no processo.
As pequenas e médias empresas (PME) estão a apostar na internacionalização como forma de contornar a saturação do mercado nacional (65%), melhorar margens de rentabilidade (60%) e explorar outros nichos de mercado (45%). Estas são as razões mais apontadas pelas empresas.
O estudo da Deloitte, em parceria com a AICEP, identificou também as barreiras criadas à entrada nos países de destino (51,4%) e a escassez dos incentivos estatais (50,6%) como as maiores dificuldades. A falta de conhecimento quanto aos mercados internacionais e a dificuldade de mobilização de recursos financeiros são também referidas por 48% dos inquiridos.
Os resultados deste trabalho serão disponibilizados de forma faseada.
Luís Belo, “partner” Deloitte responsável pelo estudo afirmou, citado em comunicado, que “a internacionalização das empresas portuguesas é mais do que um desafio para o futuro. Crescer ‘extra muros’ é, em muitos casos, a resposta necessária e indispensável para enfrentar os desafios do presente e assegurar a sustentabilidade futura das organizações”.
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