Criador do Spectrum quer relançar computador icónico

Sir Clive Sinclair, cuja empresa lançou o ZX Spectrum em 1982, está a apoiar uma campanha de “crowdfunding” para relançar o aparelho como consola de jogos.
Negócios 03 de Dezembro de 2014 às 10:26

O mítico ZX Spectrum pode estar de volta, reformulado como consola de jogos doméstica. Segundo o Guardian, Clive Sinclair, cuja empresa lançou o aparelho em 1982, está a apoiar uma campanha para relançar o computador, com um visual mais parecido com as actuais consolas de jogos, mas sem fugir muito do design original.

 

PUB

O novo modelo chama-se Sinclair Spectrum Vega e tira partido das tecnologias mais recentes, permitindo aos utilizadores ter acesso imediato a cerca de mil jogos populares na versão original, nos anos 80, mas já sem o leitor de cassetes que distinguia o ZX Spectrum.

 

O projecto está a cargo da empresa Retro Computers, ainda que propriedade intelectual pertença à Sky, que a comprou à Armstrad.

PUB

 

A consola custará 100 libras (126 euros) e funcionará em qualquer televisão, como os outros aparelhos de jogos. A empresa está em negociações com milhares de criadores dos jogos do Spectrum original, sendo que o Vega vai ser compatível com qualquer software desenvolvido para o computador original, trazendo de volta o  Chuckie Egg, Manic Miner, Chequered Flag, Horace Goes Skiing e Jet Set Willy, entre outros. O Vega deverá estar disponível em Abril. 

 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Spectrum computadores
Pub
Pub
Pub