Elevadores do futuro vão poder deslocar-se na horizontal
A Thyssenkrupp vai apresentar esta quinta-feira, 5 de Novembro, uma tecnologia à base de ímans que vai permitir que os elevadores se movam também horizontalmente, para a esquerda e para a direita, escreve a Bloomberg.
PUB
Este sistema que a ThyssenKrupp quer introduzir vai ser capaz de mover cabinas de elevadores em diferentes direcções. A empresa vai apresentar este sistema esta quinta-feira em Gijón, Espanha, com um modelo em miniatura de 10 metros.
PUB
Esta tecnologia é apelidada de levitação magnética, tem por base os comboios de alta velocidade e não depende de cabos. A empresa alemã diz que este sistema permite que haja várias cabinas de elevadores no mesmo eixo, o que pode aumentar a capacidade dos elevadores em 50%.
PUB
O grupo industrial tem feito os estudos na cidade alemã de Rottweil, numa torre de 246 metros que vai eventualmente abrir ao público. A ThyssenKrupp explica que esta tecnologia é ideal para edifícios com mais de 300 metros.
"O conceito é convincente", disse o analista do banco alemão Commerzbank Ingo Martin Schachel. "Se a tecnologia conseguir estar disponível no mercado a preços competitivos, pode oferecer grandes oportunidades", assegurou.
PUB
Com a população mundial a mudar-se para as cidades e os edifícios a tornarem-se cada vez mais altos, a ThyssenKrupp está a apostar nos elevadores, um segmento que representa mais de metade dos lucros da empresa, de acordo com a Bloomberg.
PUB
A empresa alemã, que diz que já recebeu cerca de 30 manifestações de interesse pela tecnologia, garante que "a era dos elevadores dependentes de cabos terminou".
Mais lidas
O Negócios recomenda