Musk une SpaceX e xAI antes de possível entrada em bolsa. Empresas avaliadas em 1,25 biliões de dólares
A empresa de exploração espacial SpaceX adquiriu a congénere de inteligência artificial xAI, num negócio que reflete as ambições cada vez dispendiosas do multimilionário Elon Musk para dominar ambas estas áreas, avançou a Bloomberg esta segunda-feira. A transação foi confirmada por um comunicado no site da SpaceX.
O acordo avalia a SpaceX em 1 bilião de dólares e atribuiu à xAI um valor de 250 mil milhões, de acordo com fontes próximas da operação citadas pela Bloomberg, o que confere à empresa uma avaliação de 1,25 biliões. Ambas já pertenciam ao universo empresarial de Musk.
PUB
O negócio foi comunicado aos funcionários num memorando esta segunda-feira, referem as fontes. A SpaceX comprou a xAI para “formar o mais ambicioso, e verticalmente integrado, motor de inovação na terra (e fora), com AI, foguetões, internet de base espacial, dispositivos de comunicação diretamente ao móvel, e a maior plataforma de discurso livre e informação em tempo real”, refere o comunicado.
As ações da nova empresa conjunta devem valer 526,59 dólares cada e o negócio foi feito totalmente em ações. O acordo une duas das maioers empresas não cotadas em bolsa do mundo. O objetivo é que a nova empresa entre em bolsa já este ano, esperando-se que possa arrecadar cerca de 30 mil milhões na maior oferta pública inicial (IPO) de sempre.
Mais lidas
O Negócios recomenda