OpenAI fecha novo acordo multimilionário e pode ficar com 10% da AMD
A OpenAI e a Advanced Micro Devices (AMD) apertaram as mãos e assinaram papéis que dão o início a uma forte amizade empresarial. A AMD vai implementar "chips" de inteligência artificial (IA) nas infraestruturas da dona do ChatGPT, que lhe podem render vários milhares de milhões de dólares em receitas.
De acordo com a Bloomberg, a OpenAI fechou o acordo para a AMD disponibilizar 6 GW de GPUs Instinct nos próximos anos e a AMD comprometeu-se a entregar 160 milhões de ações à empresa de Sam Altman, o equivalente a 10%, mediante a concretização de objetivos traçados, nomeadamente a escalada do preço das ações.
PUB
"A implementação do primeiro gigawatt das GPU Instinct MI450 está prevista arrancar no segundo semestre de 2026", revelam as empresas em comunicado. A OpenAI vai receber a primeira parcela dos títulos da AMD quando esta primeira fase estiver concluída.
"Estamos entusiasmados com a parceria com a OpenAI para fornecer computação de IA em grande escala", disse a Lisa Su, presidente e CEO da AMD. "Esta parceria reúne o melhor da AMD e da OpenAI para criar uma verdadeira situação vantajosa para todos, possibilitando o desenvolvimento de IA mais ambiciosa do mundo e o avanço de todo o ecossistema de IA", acrescenta a líder tecnológica, citada em comunicado.
Já Sam Altman, que tem conseguido assinar negócios multimilionários para a sua empresa, realça que este acordo "é um passo importante na construção da capacidade computacional necessária para concretizar todo o potencial da IA. A liderança da AMD em 'chips' de elevado desempenho vai permitir-nos acelerar o progresso e levar os benefícios da IA avançada a todos com mais rapidez".
PUB
Este negócio fez com que as ações da AMD disparassem mais de 20% na negociação antes da abertura de Wall Street. A fabricante de "chips", e uma das maiores concorrentes da Nvidia, está a subir 24,30% para 204,68 dólares, acima dos quase 165 dólares com que encerrou a sessão de sexta-feira.
Também a Nvidia está a reagir a este acordo. A fabricante de Jensen Huang está a perder 1,41% para 184,85 dólares antes da abertura, mas convém recordar que a tecnológica fechou um acordo com a OpenAI no fim de setembro, em que se comprometeu a investir até 100 mil milhões de dólares para ajudar a fundar os centros de dados massivos planeados por Sam Altman.
Mais lidas
O Negócios recomenda