Tecnologia da Bandora ruma aos EUA para poupar energia
As cadeias de "fast food" Dunkin' Donuts e Dave's Hot Chicken são as mais recentes clientes da portuguesa Bandora. A tecnologia da startup portuguesa chegou agora aos Estados Unidos da América para um projeto-piloto que quer que as duas marcas poupem metade da energia atualmente consumida.
A empresa liderada por Márcia Pereira voltou a arrancar com o processo de internacionalização para o outro lado do Atlântico, especificamente em Nova Jérsia, depois de um investimento de 100 mil euros da HearstLab. A empresa que desenvolve uma plataforma de gestão inteligente de edifícios com soluções de Inteligência Artificial iniciou a operação em dezembro do ano passado e focou-se apenas em duas lojas consideradas estratégicas pelas cadeias de "fast food".
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A Bandora mediu os consumos energéticos dos sistemas de climatização das lojas e comparou os consumos de referência, isto num país conhecido pela utilização excessiva de ares condicionados. Segundo a empresa, os resultados mostraram uma redução média de 50% na Dunkin' Donuts e de 30% na Dave's Hot Chicken no consumo energético destes edifícios só no primeiro mês e uma média de 50% a partir do segundo mês.
A CEO da Bandora, Márcia Pereira, diz que ficou provada a "eficácia da nossa tecnologia em ambientes exigentes, com grande volume de clientes e em múltiplas localizações". A CEO aproveita e admite ainda que "novidades que estão por vir".
Essas novidades prendem-se então com a expansão da parceria para novas localizações dentro dos EUA, onde já se incluem os estados da Florida e de Massachusetts. A par da restauração, a Bandora espera chegar brevemente ao setor do retalho.
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Além da presença no mercado ibérico, a Bandora está ainda no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos, além da recente chegada aos EUA. Em vista está a expansão para a República Dominicana e para a Colômbia.
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