Andy Grove, líder histórico da Intel, morre aos 79 anos
O antigo CEO da Intel Andy Grove faleceu esta segunda-feira, 21 de Março, aos 79 anos. As causas da morte ainda não foram apuradas, mas o homem que se dedicou à Intel por quase 40 anos lutava contra a doença de Parkinson há vários anos.
Andy Grove (na foto), antigo líder da tecnológica Intel, morreu na segunda-feira, 21 de Março. A empresa anunciou a morte de Grove num comunicado publicado no seu site. "Estamos profundamente tristes pela morte do antigo presidente e CEO Andy Grove", disse o actual presidente executivo Brian Krzanich.
Apesar da causa da morte não ter sido revelada, a Business Insider revela que o antigo presidente da tecnológica sofria de Parkinson há vários anos.
Andy Grove foi a primeira contratação da Intel, em 1968, e teve um papel fundamental para a empresa, transformando-a na mais poderosa fabricante de "chips" a nível global a partir de uma mera start-up.
No total foram quase 40 anos ao serviço da empresa. Andy Grove foi nomeado presidente da Intel em 1979 e CEO em 1987, cargo que exerceu até 2004. Durante a gestão de Andy Grove, a Intel aumentou as receitas anuais de 1,9 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) para 26 mil milhões (23,1 mil milhões de euros).

Andy Grove era visto como um exemplo na liderança de empresas tecnológicas. A Business Insider diz que Steve Jobs, fundador da Apple, considerava Grove como o seu mentor e Marc Andreessen, fundador do Netscape, disse mesmo que Andy Grove foi o homem que construiu Silicon Valley.
"O Andy fez com que o impossível acontecesse vezes sem conta e inspirou gerações de profissionais das tecnologias, empreendedores e líderes de empresas", referiu Brian Krzanich no comunicado da empresa.
A morte de Andy Grove também já motivou outras reacções de líderes de gigantes tecnológicas de Silicon Valley. "Estou triste por saber que o Andy Grove morreu. Adorava trabalhar com ele. Ele foi um dos grandes empresários do século XX", disse Bill Gates. Já Tim Cook referiu que Grove "era um dos gigantes do mundo da tecnologia. Ele adorava o nosso país e representava a América no seu melhor. Descanse em paz". Marc Andreessen escreveu que o antigo líder da Intel foi "o melhor construtor de empresas que Silicon Valley já viu e, muito provavelmente, verá".
I’m sad to hear that Andy Grove has died. I loved working with him. He was one of the great business leaders of the 20th century.
Andy Grove was one of the giants of the technology world. He loved our country and epitomized America at its best. Rest in peace.
RIP Andy Grove. The best company builder Silicon Valley has ever seen, and likely will ever see.
Mais lidas