pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Centro de competências português para semicondutores arranca em abril

Os trabalhos do centro de competências português arrancam, oficialmente, a 8 de abril e junta 16 entidades nacionais num único consórcio para desenvolver componentes dos "chips". Projeto tem financiamento da FCT e UE.

chips, semicondutores, visteon
chips, semicondutores, visteon Rui Minderico
26 de Março de 2025 às 08:44

O centro de competências português em semicondutores já se reuniu por diversas vezes ao longo dos últimos meses, mas o arranque oficial está marcado para 8 de abril, de acordo com o Público

A apresentação do centro vai acontecer no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Este centro de competências junta um consórcio de 16 entidades, entre instituições académicas, centros de investigação e empresas portuguesas

O centro tem financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e também da União Europeia. Este é um dos 27 centros de competências espalhados pela União Europeia, cujo propósito específico visa monitorizar o trabalho desenvolvido pelas empresas e investigação, avaliar as necessidades do país capacitar as companhias para o desenvolvimento de semicondutores. 

A Estratégia Nacional para os Semicondutores, apresentada em janeiro de 2024, soma um investimento de 121 milhões de euros, ao qual se junta o financiamento europeu. Este montante serve para aproximar Portugal do acesso a tecnologia, especialmente depois do território nacional ter sido abrangido pelas restrições dos EUA à venda de "chips" para Inteligência Artificial.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio