Tecnologias Computadores Apple vítimas de "randsomware" pela primeira vez

Computadores Apple vítimas de "randsomware" pela primeira vez

Pela primeira vez, utilizadores de computadores Apple foram vítimas de um ataque informático denominado "randsomware", em que piratas informáticos encriptam as informações do computador e pelas quais pedem um resgate.
Computadores Apple vítimas de "randsomware" pela primeira vez
Bloomberg
André Vinagre 07 de março de 2016 às 11:46

Vários computadores Macintosh foram alvo de uma campanha de "randsomware" durante este fim-de-semana, diz a Reuters esta segunda-feira, 7 de Março. Neste tipo de ataque, os piratas informáticos encriptam todos os dados do computador e fazem o utilizador pagar um resgate para reaver as informações.

 

A Reuters diz que este tipo de ataque informático está a crescer exponencialmente. Geralmente, os piratas informáticos utilizavam computadores com sistemas operativos Windows para realizar este tipo de acções, mas agora também os computadores Apple, que até agora estavam imunes à maioria dos ataques informáticos, foram vítima deste tipo de ataque.

 

Os piratas informáticos pedem normalmente o resgate em moeda digital, como a Bitcoin, para que o utilizador obtenha as informações do seu computador de volta.

 

Os especialistas em segurança informática dizem que estes resgates resultam em centenas de milhões de dólares por ano para os piratas informáticos.

 

Os "hackers" infectaram os Macs com uma cópia do programa Transmission, que é usado para transferir dados em programas de partilha de ficheiros. Quando os utilizadores transferiram a cópia deste programa, os computadores foram infectados com o "randsomware" em causa.

 

Um porta-voz da Apple já fez saber que a empresa tomou medidas durante o fim-de-semana para prevenir mais casos semelhantes, mas não deu mais detalhes sobre o caso.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI