pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Grupo CTS vai instalar centro de produção para data centers em Viana do Castelo

Empresa liderada por Carlos Ribas em solo nacional veio preparada para atacar. Instalação de infraestrutura em Viana do Castelo é apenas um passo numa estratégia que quer empregar dois mil trabalhadores.

Centro de produção vai beneficiar da posição geográfica de Viana do Castelo.
Centro de produção vai beneficiar da posição geográfica de Viana do Castelo. Ricardo Castelo
19:35

Carlos Ribas está a fazer o grupo norueguês CTS investir dinheiro em Portugal. Depois de ser revelado que o grupo tem a ambição de "desenvolver alguns dos maiores projetos de 'data centers' da Europa" em território nacional e criar mais de dois mil postos de trabalho, está a descoberto o primeiro investimento. 

É em Viana do Castelo que a CTS vai instalar o seu maior centro de produção tecnológica para "data centers", com a ambição de o tornar no maior da Europa. Com mais de 21 mil metros quadrados de área construída e a criação de 500 empregos de forma direta, este centro vai servir a Europa Central e do Sul, embora possa exportar para outras regiões.

Mas esta localização foi pensada ao milímetro, sendo definida por critérios logísticos e industriais, uma vez que se encontra a menos de  um quilómetro do porto de Viana do Castelo, beneficiando de uma posição geográfica favorável às exportações e de um ecossistema industrial local consolidado.

Todos os equipamentos que saiam deste espaço vão ter o selo "Designed and Made in Portugal", simbolizando o investimento direto realizado em solo português. A conclusão da construção deste espaço está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

De acordo com a empresa, esta unidade vai funcionar como o centro de produção europeu, "um polo multifuncional onde serão produzidos módulos de energia elétrica, quadros elétricos, pré-fabricados e componentes de montagem modular", sendo que a produção de módulos de energia elétrica (EPODs) se insere numa parceria com a multinacional amerciana Eaton. "Esta diversificação garante uma cadeia de abastecimento robusta e integrada, tornando a CTS-Portugal mais resiliente e competitiva no mercado global", lê-se no comunicado.

500Empregos
Este centro de produção vai empregar 500 pessoas, aproveitando a infraestrutura já existente em Viana do Castelo para crescer.

"Com o início da construção desta unidade, damos um passo decisivo num projeto estratégico para o futuro do Grupo CTS em Portugal. Esta será a nossa maior unidade até à data e simboliza a confiança que depositamos no país, na sua localização geoestratégica e no enorme potencial do seu talento. Este projeto é crucial para o nosso plano de expansão e contribuirá de forma sustentável para a transformação de Portugal num polo de excelência para a indústria de data centers", afirma Carlos Ribas, CEO do Grupo CTS em Portugal, citado em comunicado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio