Notícia
Imagens secretas dos Jogos Olímpicos chegam ao Youtube
No dia em que a China deu um passo atrás nas restrições impostas aos jornalistas no acesso à Internet, uma cadeia de televisão sul-coreana, a SBS, divulgou um dos segredos mais bem guardados da organização dos Jogos Olímpicos - as imagens da inauguração do evento. A polémica está lançada. O Comité Organizador de Pequim 2008 (BOCOG) reagiu e disse que não iria ter mão mole.
- Assine já 1€/1 mês
- ...

"Estamos muito decepcionados com a infiltração e não descartamos a hipótese de colocarmos uma acção legal contra a televisão", disse à EFE Wang Hui, porta-voz do BOCOG.
Já fora de circulação, no "link" onde estava disponível, surge o aviso de que o vídeo não está activo por "reclamação da propriedade intelectual de uma terceira parte". China permite acesso à Net
A par da polémica, a China rectificou a decisão de bloquear o acesso dos jornalistas à Internet. O acordo foi alcançado quinta-feira numa reunião entre o COI e o BOCOG. "O assunto ficou resolvido. Poderá usar-se a Internet como noutros Jogos Olímpicos", afirmou, em comunicado, a vice-presidente, Gunilla Lindberg.
Contudo, trata-se de uma liberalização parcial, uma vez que os "sites" considerados pelo Governo chinês como "delicados" continuam a estar restritos. A página da Amnistia Internacional é um exemplo.
Apesar da cedência, esta liberdade será restrita ao mundo dos jornalistas. O resto do país continuará sujeito a uma censura rígida.