Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: "Estamos a viver uma revolução silenciosa no digital"

O Presidente da República alerta que é preciso apostas no desenvolvimento das TIC, telecomunicações e produção de conteúdos para os media.

Rui Ochoa/Presidência da República
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 28 de Setembro de 2016 às 11:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Na última década o sector de  tecnologias de informação e comunicação "está a mudar todos os dias a sociedade portuguesa". "Estamos a viver uma revolução silenciosa no domínio do digital", disse Marcelo Rebelo de Sousa esta quarta-feira, 28 de Setembro, na abertura do primeiro dia do congresso anual da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que está a decorrer no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

 

Perante um auditório repleto, com vários intervenientes do sector que representa 8% do PIB, o Presidente da República alertou ainda que é preciso "estimular essa revolução silenciosa. Dar mais visibilidade".

 

"Temos de nos assumir cada vez mais como aquilo que constitui a nossa vocação desde sempre: uma plataforma entre culturas, civilizações e continentes", sublinhou.

 

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda que é necessário "atrair investidores" e "apostar crescentemente na perspectiva TIC, nas telecomunicações e na produção de conteúdos para os media numa estratégia de média e longo prazo".

 

O Presidente da República destacou ainda a importância desta aposta "numa sociedade envelhecida e info-excluída como é a portuguesa", com a estação pública de televisão  perder audiência e os portugueses ainda a utilizarem a "internet de forma esporádica e muito limitada". Isso convida-nos a uma reflexão", frisou.

 

No entanto, relembrou que "todos as vocações que falamos aqui na passam de conjunturais ou serão estruturais num prazo muito longo se não houver crescimento económico".

 

Durante a abertura do 26.º congresso da APDC, que este ano vai contar com 1.600 congressistas, mais 400 face ao ano anterior, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que "Portugal vai ser no final do ano centro de um novo mundo", com a realização de eventos com escala global como o Web Summit. "Este congresso abre o ciclo trimestral de ouro na nossa sociedade", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações Presidente da República TIC APDC Web Summit
Outras Notícias