Microsoft e Nvidia investem 15 mil milhões de dólares na tecnológica de IA Anthropic
Em troca, a empresa que criou o chatbot Claude, rival do ChatGPT, compromete-se a gastar 30 mil milhões de dólares no serviço de cloud Azure da Microsoft.
Em mais um investimento massivo na área da inteligência artificial (IA), a Microsoft e a Nvidia comprometeram-se a investir uma quantia de até 15 mil milhões de dólares na Anthropic, que rivaliza com a OpenAI, do ChatGPT, com o seu próprio chatbot, o Claude.
O investimento fará parte da próxima ronda de financiamento da tecnológica, de acordo com fontes citadas pela Reuters, e será repartido entre 10 mil milhões por parte da Nvidia e 5 mil milhões por parte da Microsoft. Por sua vez, a Anthropic compromete-se a comprar 30 mil milhões de dólares em capacidade de computação do serviço de cloud Azure, da Microsoft, anunciaram as empresas esta terça-feira.
Esta é a mais recente parceria entre empresas de cloud e de chips e tecnológicas de IA, que depois contratam serviços dessas mesmas empresas. Estes “acordos circulares” têm contribuído para os receios sobre os investimentos em IA pelos investidores, que temem que acabem por não gerar retornos suficientes e possam ser sinais de uma bolha.
Para a Anthropic, é uma forma de se aproximar da Microsoft, a principal parceira da OpenAI, em que já investiu mais de 13 mil milhões de dólares, contribuindo decisivamente para o sucesso do ChatGPT. A empresa, fundada por antigos funcionários da OpenAI, espera que a parceria possa fazer o mesmo pelo Claude.
Embora o chatbot da Anthropic não seja tão popular como o ChatGPT, é visto como fiável e seguro e está a ganhar adesão junto de empresários nos setores da saúde e finanças e também de programadores. A empresa angariou recentemente 13 mil milhões de dólares, com uma avaliação subjacente de 183 mil milhões e tem cerca de 300.000 clientes empresariais.
Mais lidas