Nova versão do ChatGPT deve chegar já em agosto
Lançamento do GPT-5 deverá mudar significativamente a qualidade das interações dos utilizadores com o sistema de inteligência artificial (IA).
Uma nova (e melhorada) versão do ChatGPT deve ser lançada já no início de agosto, segundo a publicação especializada The Verge. A OpenAI, tecnológica responsável pelo assistente de inteligência artificial, vai lançar uma nova versão do modelo que está na base da ferramenta de IA, modelo este que vai receber a designação de GPT-5.
O GPT-5 é um lançamento particularmente relevante para a OpenAI, pois irá fundir na mesma experiência de utilizador os diferentes modelos de linguagem que a empresa tem disponíveis no momento. Estes modelos dividem-se, até aqui, em duas grandes categorias: os GPT "normais", que apresentam uma boa relação entre velocidade e qualidade de desempenho; e os GPT de raciocínio (conhecidos como reasoning models, caso do GPT-o3), que são mais capazes em tarefas complexas (como programação, raciocínio e cálculos matemáticos), mas são tipicamente mais lentos na geração da resposta.
Ao combinar as duas categorias de modelos de inteligência artificial num único modelo, o objetivo é, por um lado, facilitar a vida aos utilizadores (no sentido em que não precisam de escolher especificamente qual o modelo mais indicado para cada tarefa) e por outro dar maior escala aos modelos de raciocínio, melhorando significativamente a qualidade das respostas dadas.
O próprio diretor executivo da OpenAI, Sam Altam, confirmou recentemente na rede social X que o lançamento do GPT-5 está para "breve" e revelou no podcast This Past Weekend que já está a interagir com o novo modelo e que se sentiu "inútil" quando comparou as suas capacidades com as da IA.
O GPT-5 já esteve para ser lançado, mas acabou por ser adiado devido a alguns problemas de desenvolvimento que a OpenAI encontrou. A publicação The Verge sublinha que apesar de estar tudo alinhado para o lançamento do GPT-5 nos próximos dias, isso estará dependente, por exemplo, de haver capacidade de computação suficiente disponível para acomodar a grande procura que o modelo deverá ter.
Além do GPT-5, a publicação norte-americana diz que está por dias o lançamento de um novo modelo da OpenAI, que se destacará por ser disponibilizado em código aberto (e sendo por isso acessível para todos os programadores).
Mais lidas