pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Nuvem" da Amazon faz acordo de 38 mil milhões com OpenAI para desenvolver IA

A OpenAI continua a apertar mãos de grandes tecnológicas para crescer. Com o apetite da IA mais ativo que nunca, a OpenAI vai treinar os seus modelos de IA nos processadores gráficos da Nvidia detidos pela Amazon Web Services.

O ChatGPT vai agora ter acesso a milhares de processadores da Nvidia através da AWS.
O ChatGPT vai agora ter acesso a milhares de processadores da Nvidia através da AWS. NurPhoto / NurPhoto
14:47

A OpenAI e a Amazon firmaram um acordo multimilionário de 38 mil milhões de dólares (33 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para fornecer poder de computação ao ChatGPT. O braço de "cloud" da Amazon, a Amazon Web Services (AWS), vai permitir que a OpenAI tenha acesso a centenas de milhares de processadores gráficos da Nvidia, aumentando a capacidade disponível à criadora do ChatGPT, num espaço de sete anos. 

Este é o mais recente acordo entre tecnológicas, e vem dar mais poder à OpenAI para treinar e executar os modelos de inteligência artificial (IA). Este movimento reforça o apetite que a indústria tem mostrado em torno da IA e do poder computacional, com o objetivo de igualar ou superar a inteligência humana.

O acesso da OpenAI à AWS vai ser imediato e a estimativa é que a capacidade total planeada só seja atingida no fim do próximo ano, existindo espaço para a expansão a partir de 2027.

"À medida que a OpenAI continua a expandir os limites do que é possível, a infraestrutura de ponta da AWS vai servir como base para as suas ambições de IA", apontou Matt Garman, CEO da AWS, citado em comunicado. O anúncio do acordo chega numa altura crítica para a Amazon, que tem lutado para competir no segmento da IA, mesmo tendo acesso à computação por ser a maior vendedora de poder de computação alugado. A Amazon foi a última tecnológica a juntar-se ao leque de empresas que trabalham com a OpenAI de Sam Altman. 

Mediante este acordo, a Amazon vai implementar mais "chips", incluindo os processadores GB200 e GB300 da Nvidia, em "clusters" projetados unicamente para auxiliar o ChatGPT a produzir respostas aos pedidos dos utilizadores ou treinar os modelos mais recentes que se preparam para chegar ao mercado. 

"A expansão da IA de ponta requer computação massiva e confiável. A nossa parceria com a AWS fortalece o amplo ecossistema de computação que impulsionará esta próxima era e levará a IA avançada a todos", destacou o CEO da OpenAI, Sam Altman, no mesmo comunicado. 

De recordar que o fundador do ChatGPT comprometeu-se em investir 1,4 biliões de dólares para construir e alimentar os seus próprios modelos, um número que representa um gasto sem precedentes e que aumentou as preocupações sobre a bolha de IA. O acordo com a AWS está entre as primeiras movimentações da OpenAI desde que a Microsoft comprou 27% da companhia e esta avançou com uma reestruturação para se tornar numa empresa com lucros, podendo mesmo

Ver comentários
Publicidade
C•Studio