Lucro da Novabase cai para metade
O volume de negócios da Novabase aumentou 2% no ano passado para 220 milhões de euros em grande parte impulsionado pelo aumento de 42% das operações internacionais. O lucro caiu 59% penalizado pelos custos de reestruturação e pelos resultados financeiros.
O resultado líquido da Novabase contraiu 59% no ano passado para 3 milhões de euros, "penalizado pelos custos de reestruturação e pelos resultados financeiros, nomeadamente cambiais", explica o presidente da empresa, Luís Paulo Salvado, no comunicado enviado á CMVM.
Já o volume de negócios aumentou pelo segundo ano consecutivo impulsionado pela actividade internacional.
Excluindo o perímetro Digital TV/SIP, alienada em 2013, a tecnológica liderada por Luís Paulo Salvado cresceu 8%, graças ao aumento de 42% das operações internacionais que já pesam cerca de 40% do negócio total.
Apesar dos custos adicionais afectos ao processo de internacionalização e das condições adversas no mercado doméstico, o EBITDA ficou próximo do valor alcançado em 2013 (14,7 milhões de euros).
A posição de cash reduziu-se em 13 milhões de euros "impactada pelo pagamento de dividendos e investimentos em novas participadas da área de Venture Capital .Excluindo esses efeitos, teria sido de 3 milhões de euros", detalha Luís Paulo Salvado na mesma nota.
Mais lidas