Qualcomm compra empresa de "chips" britânica por 2,1 mil milhões
A companhia norte-americana quer expandir o negócio de IA e a sua presença em "data centers". Compra da Alphawave é oportunidade para reduzir dependência dos "smartphones".

A Qualcomm está preparada para acelerar o seu crescimento e concordou agora em comprar a Alphawave, uma empresa britânica que se dedica ao setor dos semicondutores. O valor de aquisição, de acordo com a Bloomberg, está nos 2,4 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros).
O objetivo da empresa norte-americana é expandir a sua tecnologia de Inteligência Artificial com a aquisição da companhia britânica, de forma a impulsionar a sua presença nos "data centers".
A oferta da Qualcomm pela Alphawave foi de 1,83 libras (2,17 euros ao câmbio atual) por ação, valor que representa um prémio de 96% face ao preço dos títulos da empresa britânica no fim de março.
O próprio CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, admitiu que esta compra visa reduzir a dependência da empresa no mercado de "smartphones", depois do crescimento ter vindo a desacelerar nos últimos anos, e apostar na expansão para novas áreas.
A Alphawave dedica-se ao fabrico de "chips" de alta velocidade e tecnologia de conectividade. Os dois produtos podem ser utilizados nos "data centers" e em aplicações de IA, algo em que a empresa comandada por Amon quer acelerar a sua presença.
A Alphawave tem vindo a enfrentrar uma forte dependência de grandes clientes e a instabilidade das tensões geopolíticas vividas entre a China e os EUA. Desde que a empresa britânica começou a negociar em bolsa, as suas ações têm vindo a negociar a preços inferiores.
Mais lidas