Sonae investe em ronda de 10 milhões da norte-americana Picnic
A Bright Pixel, braço de investimento em capital de risco do grupo liderado por Cláudia Azevedo, reforçou a sua participação na tecnológica, agora rebatizada de VanishID, que irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs com base em Inteligência Artificial autónoma.
Abril ainda não acabou e a Bright Pixel (antiga Sonae IM) já soma quatro investidas em 2025, das quais três nos Estados Unidos.
Após ter participado nas rondas de financiamento das norte-americanas Keychain (cinco milhões de dólares, em fevereiro) e Knostic (11 milhões em março), e da francesa Sekoia (26 milhões, no início deste mês), o braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae reforçou a sua participação na Picnic Corporation, que tem sede em Washington DC.
Dois anos depois de ter coliderado a extensão da ronda de financiamento Série A de 20 milhões de dólares (17,4 milhões de euros ao câmbio atual) da Picnic, em conjunto com a Energy Impact Partners, a Bright Pixel acaba de participar como coinvestidora na ronda de 10 milhões de dólares (8,7 milhões de euros) levantada por esta tecnológica de cibersegurança, que renovou a sua identidade adotando o nome VanishID.
"O capital levantado permitirá à empresa reforçar a sua presença no mercado e expandir as capacidades de remediação com IA autónoma (Agentic AI), através do desenvolvimento da sua nova solução de proteção para CEOs, um serviço gerenciado concebido especificamente para proteger os executivos e as suas famílias contra os riscos de privacidade e segurança digital que enfrentam", explica a Bright Pixel, esta terça-feira, 22 de abril, em comunicado.
"Como parceiros da VanishID, desde 2023, quando ainda se chamava Picnic Corporation, e tendo coliderado a ronda de investimento série A, estamos orgulhosos em reforçar o nosso apoio com este novo investimento e em continuar a contribuir para a evolução da VanishID", afirma Carlos Neto, manager na Bright Pixel, realçando que, "através deste financiamento, a VanishID irá reforçar a sua oferta, com o desenvolvimento de novas soluções de cibersegurança, baseadas em inteligência artificial, para continuar a proteger as empresas e executivos de ataques de engenharia social".
Este investimento foi liderado pela Dell Technologies Capital e contou com a participação de Mark D. McLaughlin, antigo CEO e presidente da Palo Alto Networks, assim como da Crosslink Capital, da Rally Ventures, da Energy Impact Partners e da LockStep Ventures.
CEOs enfrentam o chamado "paradoxo da visibilidade"
A Bright Pixel garante que a proteção para CEOs da VanishID "oferece todos os benefícios do seu serviço de proteção executiva, incluindo proteção contra usurpação de identidade em dispositivos pessoais e redes sociais, estendendo essa proteção a até 25 familiares ou pessoas próximas".
Adicionalmente, "inclui uma Avaliação Red Team que combina análises de exposição física e digital", destaca a Bright Pixel, afiançando que, "ao fornecer uma visão imparcial sobre a forma como agentes de ameaça podem visar o CEO, a família e contactos próximos, a VanishID amplia o alcance das equipas de segurança e reforça a resposta geral de segurança".
"É uma honra poder trabalhar com investidores experientes e estou profundamente grato pela participação significativa e contínua dos nossos investidores de capital de risco", agradece Matt Polak, fundador e CEO da VanishID.
"Nunca estivemos tão bem posicionados para proteger as empresas e os seus executivos contra a vasta gama de ameaças que a exposição digital representa", assegura Matt Polak.
Num cenário geopolítico cada vez mais polarizado, a Bright Pixel alerta que "a exposição digital excessiva representa uma ameaça acrescida para os executivos, especialmente os CEOs, que estão entre os alvos mais vulneráveis para agentes maliciosos".
"Estes enfrentam o chamado ‘paradoxo da visibilidade’, no qual as suas funções exigem uma presença pública proeminente e uma acessibilidade ímpar, o que os coloca numa posição difícil em termos de privacidade e até segurança física", considera a Bright Pixel, que defende que "a VanishID responde a este problema com o desenvolvimento da sua oferta mais abrangente até à data, através do lançamento de serviços adicionais que refletem a maior probabilidade destes executivos serem alvo e um leque mais amplo de vetores de ataque".
"As pessoas representam a maior superfície de ataque não protegida em qualquer organização. A distância entre a cibersegurança e a segurança física dos colaboradores está a diminuir, e os líderes empresariais estão a reagir", refere Raman Khanna, managing director da Dell Technologies Capital.
"A plataforma da VanishID é poderosa e diferenciadora. Num mercado tradicionalmente dominado por soluções de consumo, baseadas em trabalho manual ‘offshore’, a VanishID criou a primeira solução empresarial baseada em IA autónoma (Agentic AI) que resolve este problema à escala", acredita Khanna.
Com cerca de seis dezenas de investimentos diretos, o portefólio da Bright Pixel capital engloba participações em empresas à escala global, desde as fases iniciais às de crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, "infrastructure software", tecnologia aplicada ao retalho, "business applications" e tecnologias emergentes.
Mais lidas