pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Google antecipa encerramento do Google+ após nova falha de segurança

A multinacional norte-americana Google anunciou esta segunda-feira que decidiu antecipar o encerramento da rede social Google+ para Abril de 2019, depois de detectar nova falha de segurança que deixou exposta informação pessoal de 52,5 milhões de utilizadores.

google
google Reuters
10 de Dezembro de 2018 às 21:31

"Com a descoberta deste novo erro de 'software', decidimos acelerar o encerramento do Google+ de agosto de 2019 para Abril de 2019", disse David Thacker, vice-presidente da gestão de produto da Google.

David Thacker referiu que já começaram a notificar os afectados pela falha, salientando que pretendem "garantir a protecção dos utilizadores".

Os dados pessoais dos 52,5 milhões de internautas que foram expostos por erro, mesmo no caso de terem a conta configurada como privada, foram os nomes, endereços de 'e-mail', emprego e idade.

Os dados permaneceram expostos entre 7 de Novembro, data em que foi lançada uma actualização de 'software' responsável pela falha, e dia 13 do mesmo mês, dia em que a Google detectou o erro e o solucionou.

Este caso é semelhante ao que ocorreu em Outubro, quando uma falha na rede social Google+ (criada em 2011) deixou expostos dados pessoais de cerca de meio milhão de contas.

Devido a este caso, a rede social Google +, de quem tem conta gmail, já tinha sido temporariamente encerrada no dia 8 de Outubro pela Alphabet – casa-mãe da empresa que gere o maior motor de busca do mundo.

Segundo a Alphabet, meio milhão de contas de utilizadores do Google+ poderiam ter sido afectadas por um "bug" que teria exposto os seus dados a programadores externos.

Segundo a Reuters, uma falha no software da rede social permitiu o potencial acesso, por parte de programadores externos, aos dados privados dos perfis do Google+ entre 2015 e Março de 2018 – que foi quando os investigadores da Google descobriram e resolveram o problema.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio