Portugueses optam cada vez mais por pacotes de serviços
Há cada vez mais subscritores dos chamados pacotes de serviços de telecomunicações. De acordo com os dados da Anacom, divulgados esta terça-feira, 14 de Junho, o "número de subscritores de pacotes de serviços atingiu 3,3 milhões no final do primeiro trimestre de 2016". Este valor reflecte um aumento de 1,7% em relação ao último trimestre de 2015 e um crescimento de 8,3% face ao primeiro trimestre de 2015. "Estima-se que cerca de 80,9 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços (mais 1,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 5,8 pontos do que no período homólogo) ", diz ainda a Anacom.
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Os dados da Autoridade Nacional de Comunicação revelam ainda que o aumento do número de clientes das operadoras é resultado do aumento das assinaturas de pacotes conhecidos como 5P (composto por telefone fixo, televisão, internet móvel, internet fixa e telemóvel) e 3P (televisão, internet e telefone fixo) "apresentando o primeiro um acréscimo de 30 mil subscritores, ou seja mais 2,4%, e o segundo um acréscimo de 24 mil, mais 1,8%".
A receita média mensal por cliente atingiu os 42,28 euros nos primeiros três meses de 2016, o que representa mais 5,4% do que no primeiro trimestre de 2015.
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Em termos de mercado, a Meo lidera com uma quota de clientes de serviços em pacote que atinge os 40,4%. A Nos está em segundo lugar e a uma curta distância da Meo. A operadora liderada por Miguel Almeida tem uma quota de mercado de 39,7%. Em terceiro lugar está a Vodafone, a uma distância significativa dos concorrentes. A empresa liderada em Portugal por Mário Vaz tem uma quota de mercado de 14,5%. Porém, "a Vodafone foi o operador que mais aumentou a sua quota de subscritores no primeiro trimestre de 2016". Nota ainda para o facto de o grupo Apax – que detém as marcas Cabovisão e Oni - ter uma fatia de 5,4% do mercado.
Olhando para as receitas, os lugares ocupados pelas operadoras mantêm-se. No entanto, com percentagens diferentes. Assim, a Meo continua a liderar mas com 43,5% da quota, seguida pela Nos, que tem 39,4%, e pela Vodafone, com 12,4%. O grupo Apax tem uma quota de 4,5%.
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"Nos dois casos, clientes e receitas, o grupo Nos liderava nas modalidades 2P,3P e 4P, enquanto a Meo liderava na modalidade 5P", salienta a Anacom.
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