Regulador brasileiro rejeita acordo e exige 8,7 milhões de euros a Bava
A Procuradoria Federal Especializada da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (PFE-CVM) rejeitou na passada quarta-feira, 18 de dezembro, a proposta de pagamento de 300 mil reais (66 mil euros) feita por Zeinal Bava para sanar as vantagens indevidas recebidas em 2014 enquanto presidente da Oi.
PUB
Segundo o comunicado do regulador do mercado de capitais brasileiro, a Procuradoria Federal Especializada quer que Bava pague pelo menos a suposta vantagem indevida quando presidiu à Oi e que ascende a 40 milhões de reais (8,79 milhões de euros).
PUB
Além da proposta de acordo de Bava, a PFE-CVM também recusou as quantias avançadas por Allan Kardec de Melo Ferreira, Sidnei Nunes e Umberto Conti (que compunham o conselho fiscal da operadora).
Os quatro tinham avançado com uma proposta de acordo para encerrar o processo sobre a gestão da empresa em 2014, quando a Oi se uniu à Portugal Telecom, tendo o valor total dessa proposta ascendido a 450 mil reais (cerca de 99 mil euros).
PUB
"Bava sugeriu pagar 300 mil reais para acabar com as acusações de ter aprovado o pagamento de bónus a terceiros e a si mesmo sem autorização dos acionistas ou do conselho de administração, e por ter realizado reunião do ‘board’ sem a presença do conselho fiscal", refere o Telesíntese.
PUB
A PFE-CVM concluiu não haver problemas jurídicos para realizar o acordo com Allan Kardec de Melo Ferreira, Sidnei Nunes e Umberto Conti, mas acabou por também o rejeitar, já que "o Comitê de Termo de Compromisso (CTC) entendeu que a celebração de acordo não seria conveniente nem oportuna".
E isto "devido à gravidade, em tese, do caso concreto e o grau de economia processual que seria alcançado, já que dos 20 responsabilizados apenas quatro apresentaram proposta".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Sidnei Nunes Zeinal Bava Umberto Conti Procuradoria Federal Especializada da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil PFE-CVM Oi Allan Kardec de Melo Ferreira telecomunicaçõesMais lidas
O Negócios recomenda