Oficial: Descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, faz 15 mortos
Pelo menos 15 pessoas morreram e 18 ficaram feridas - 5 das quais em estado grave - na sequência do descarrilamento do Elevador da Glória, na Baixa de Lisboa, segundo informações prestadas pelo INEM.
O alerta foi dado pelas 18h03, tendo os bombeiros chegado ao local pelas 18h08. Entre os feridos ligeiros está uma criança que foi transportada para o Hospital de Santa Maria. Os hospitais de Santa Maria, São José e São Francisco Xavier foram acioniados para receber os feridos.
PUB
O elevador, que vinha do miradouro de São Pedro de Alcântara, desgovernou-se e embateu contra um prédio ao descer a rua.
Segundo declarações do INEM no local do acidente, há estrangeiros entre as vítimas, mas os dados finais ainda estão a ser apurados. Pelas 20h30 já todas as vítimas tinham sido retiradas do local do descarrilamento.
PUB
As causas do acidente ainda estão por apurar, mas à SIC Notícias o antigo vereador da Câmara de Lisboa Fernando Nunes da Silva, também especialista de engenharia, adiantou que “o mais provável é que se tenha quebrado o cabo de tração e ao quebrar-se esse cabo os freios não funcionaram”.
Certo é que a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) já anunciou que vai realizar uma ação de supervisão ao descarrilamento do elevador da Glória, pretendendo divulgar os resultados "com a maior celeridade possível". "Nos próximos dias, a AMT irá realizar uma Ação de Supervisão ao acidente, cujos resultados serão divulgados com a maior celeridade possível", garantiu, em comunicado.
O Governo e o primeiro-ministro lamentaram profundamente o acidente ocorrido esta tarde no elevador da Glória, com vítimas mortais, dizendo estar a acompanhar "desde os primeiros momentos" a situação e a resposta das diversas autoridades públicas.
PUB
Em comunicado emitido pelo gabinete de Luís Montenegro, o primeiro-ministro e o Governo "exprimem a sua profunda consternação e solidariedade às vítimas e suas famílias" pelo acidente ocorrido no elevador da Glória, em Lisboa.
Já o presidente da Câmara de Lisboa afirmou que a cidade "está de luto" após o descarrilamento do elevador da Glória.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros. É uma popular atração turística e um dos ascensores mais antigos ainda em funcionamento, em Lisboa, operando desde 1885.
PUB
Em atualização
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda