CP investe 18 milhões para renovar comboios Alfa Pendular

A EMEF vai iniciar este ano a remodelação profunda de 10 Alfa Pendular da CP. A nova geração destes comboios contará com melhores condições de acesso Wi-Fi e todos os bancos terão tomadas eléctricas individuais.
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27 de Janeiro de 2016 às 19:00

A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) apresentou esta quarta-feira o novo design interior e exterior do Alfa Pendular da CP, comboios que vão beneficiar de uma remodelação profunda.

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Esta intervenção será iniciada em 2016, abrangendo o total da frota de 10 comboios Alfa Pendular e representando um investimento que ronda os 18 milhões de euros por parte da CP, adianta a empresa em comunicado.

A remodelação vai permitir melhorar "o conforto e a segurança dos passageiros, em particular através da introdução de novos bancos e materiais de revestimento, novos sistemas de iluminação, remodelação do bar e dos WC", explica a EMEF, acrescentando que serão realizadas também manutenções mecânicas e hidráulicas.

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"A nova geração do Alfa Pendular reforça também o seu posicionamento como um meio de transporte que permite a continuação do trabalho ou o usufruto de experiências multimédia: serão melhoradas as condições de acesso Wi-Fi às redes de comunicações móveis e todos os bancos terão tomadas eléctricas individuais", nota ainda a empresa que é participada da CP e é também presidida por Manuel Queiró.

A realização do projecto vai envolver mais de 60 trabalhadores da EMEF e conta ainda com a participação de vários prestadores de serviços nacionais especializados. A remodelação terá lugar nas oficinas da empresa no Entroncamento.

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O processo de intervenção terá uma duração de cerca de três meses em cada um dos dez comboios que compõem a frota.

Os primeiros comboios Alfa Pendular da CP iniciaram o serviço em 1999, tendo entretanto percorrido mais de 41 milhões de quilómetros e transportado cerca de 26 milhões de passageiros.

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A EMEF, que desenvolve a sua actividade na área da metalomecânica ferroviária, foi criada em 1993 em resultado da autonomização da área industrial da CP destinada à reparação e reabilitação do material circulante.

O anterior Governo chegou a lançar o processo de privatização da 2015, mas acabou por recuar nesta intenção face a incertezas provocadas pela queixa apresentada em Bruxelas pela Bombardier, contra alegadas ajudas de Estado.

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