Governo espanhol vai investir quase mais 17 mil milhões no Corredor Atlântico
O projeto de infraestruturas para melhorar o transporte de mercadorias entre Portugal, Espanha, França e mais recentemente Alemanha, conhecido por Corredor Atlântico, vai receber um investimento adicional de quase 17 milhões da parte do Governo espanhol, avança o Expansión.
Os 16.872 milhões a investir, anunciados esta quarta-feira pelo ministro de Desenvolvimento espanhol, José Luis Ábalos, dividem–se em 2.997 milhões, destinados a renovações, e 13.475 milhões a serem despendidos em novas construções. No total, Espanha terá destinado, até à data, 41.047 milhões a este projeto transfronteiriço.
PUB
Para o ministro, este é um "assunto de Estado" e as quantias que lhe são destinadas refletem a "enorme magnitude de um projeto a longo prazo".
O Corredor Atlântico é constituído por troços da infraestrutura ferroviária existente e planeada que incluem as cidades portuguesas de Sines, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Leixões, transpondo as fronteiras entre Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro e entre Elvas e Badajoz. Em Espanha, o projeto passa por Algeciras, Madrid, Bilbao e Saragoça, continuando para as francesas Bordéus, La Rochelle, Nantes, Paris, Le Havre, Metz e Estrasburgo. Alemanha juntou-se aos restantes países no projeto em 2016, com a ligação entre França e a alemã Mannheim.
(Corrige título: onde se lia 17 milhões deve ler-se 17 mil milhões)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais ministro de Desenvolvimento Portugal Governo Corredor Espanha Expansión Elvas França José Luis Ábalos executivo (governo) governo (sistema) transportes economia (geral) Portugal ExpansiónMais lidas
O Negócios recomenda