Governo já ouviu British Airways e KLM-Air France para alienar TAP
Além da Lufthansa, o Governo já reuniu com o grupo dono da British Airways e Iberia (IAG) e da Air France/KLM para discutir a privatização da companhia aérea TAP, avança esta terça-feira o Jornal Económico. As reuniões ocorreram nos últimos dois meses, tendo já sido ouvidos mais de cinco interessados na transportadora aérea nacional.
PUB
Os três grandes grupos de aviação europeus – Air France/KLM, IAG e Lufthansa – têm manifestado interesse na privatização da TAP. Mas o modelo da privatização da TAP não está fechado, estando ainda por definir a percentagem do capital a alienar e o tipo de operação de venda. Em termos indicativos, o calendário do Executivo aponta para o primeiro trimestre do próximo ano.
Esta segunda-feira, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, esteve reunido com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para sinalizar o real interesse na TAP, independentemente do modelo que a operação assuma, e conhecer as intenções do acionista público, tal como avançou o Negócios. A intenção dos alemães é crescer no hemisfério sul, designadamente nas rotas para a América Latina e África, e nas ligações para o Mediterrâneo.
PUB
A Lufthansa estará interessada em adquirir uma participação de 19,9% na TAP, mas não sinalizou qualquer percentagem de capital que deseja adquirir na reunião com o Governo português. Em julho, a Lufthansa fechou um acordo para comprar 41% da ITA (antiga Alitalia).
Saber mais sobre...
Saber mais TAP British Airways KLM-Air France Governo Luís Montenegro privatizaçãoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda