Revalidar carta online vai ter desconto de 10%

As cartas de condução vão deixar de ter a morada na face e passam a integrar informação que consta do cartão do cidadão relativamente à assinatura e fotografia. Em Abril passa a ter lugar a transmissão electrónica do atestado médico.
Correio da Manhã
Maria João Babo 29 de Dezembro de 2016 às 16:48

A partir da próxima semana a carta de condução vai poder ser revalidada ou substituída online, o que terá um desconto de 10% sobre os 27 euros que custa esse serviço, adiantou esta quinta-feira, 29 de Dezembro, o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Eduardo Feio, na apresentação dos novos procedimentos digitais.

PUB

A partir de 2017 entra em vigor um conjunto de medidas de simplificação administrativa, como é o caso da integração da informação do cartão do cidadão relativamente à assinatura e à fotografia.

É também retirada a morada na face da carta de condução, sendo utilizada informação que está registada no cartão do cidadão.

PUB

A partir de Abril do próximo ano passa também a ter lugar a transmissão do atestado médico electrónico directamente pelo Ministério da Saúde ao IMT, permitindo o registo automático das inaptidões e restrições.

De acordo com Eduardo Feio, no IMT por ano entravam mais de 300 mil pedidos para alteração de morada, o que se não acontecesse levava os condutores a incorrerem no pagamento de multas.

PUB

Os prazos de validade das cartas, que eram até agora de 10 anos, passam a ser de 15 anos, mantendo-se a obrigatoriedade de revalidação aos 60, 65 e 70 anos de idade, e a partir daí de dois em dois anos.

Na apresentação dos novos procedimentos da renovação da carta de condução, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, salientou que actualmente são mais de um milhão os atendimentos feitos por ano no IMT, os quais podem agora deixar de ser necessários em termos presenciais.

PUB

O ministro sublinhou também que com a transmissão electrónica do atestado médico, a partir de Abril, "diminuirá o risco de atitudes incorrectas ou ilegais".

De acordo com dados do IMT, até Novembro foram emitidas mais de 686 mil cartas de condução, a grande maioria (594 mil) revalidações, seguindo-se a substituição (56 mil) e os pedidos de segunda via ou duplicados (35 mil).

PUB
Pub
Pub
Pub