Aeroportos nacionais com recorde de 7,4 milhões de passageiros em agosto
Os aeroportos nacionais movimentaram 7,4 milhões de passageiros em agosto, trata-se de um aumento de 3,1% face ao período homólogo e que contribuiu para um novo máximo histórico, de acordo com os dados divulgados pelo INE esta segunda-feira.
"Em agosto, aterraram nos aeroportos nacionais 25,1 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 7,4 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos)", detalha o documento, acrescentando ainda que foram movimentadas 20,8 mil toneladas de carga e correio, uma crescimento de 18,9%.
PUB
Em média, no mês em análise, que marca o pico do verão, registou-se o desembarque médio diário de 116,5 mil passageiros, um valor superior em 3,2% ao registado no mesmo período de 2023.
PUB
O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,7%) e embarcados (+2%) face ao mesmo período de 2023. França e Espanha completaram o pódio dos principais países de origem e de destino.
Nos primeiros oito meses de 2024, o número de passageiros movimentados aumentou 4,5% e o movimento de carga e correio cresceu 14,6%.
PUB
O aeroporto de Lisboa, que está a operar praticamente no máximo da sua capacidade, movimentou 49,3% do total de passageiros, mais 4,4% comparando com o mesmo período de 2023. O aeroporto do Porto concentrou 22,6% do total de passageiros movimentados (+5,3%) e o de Faro registou um crescimento de 2,1%.
Mais lidas
O Negócios recomenda