Airbus reforça investimento na fábrica de Santo Tirso

Sem valor de investimento, a fabricante francesa já tinha revelado vontade de expandir as instalações de Santo Tirso. O crescimento da fábrica chega depois de terem sido assinados acordos com a Critical Software e o AED Cluster.
1/3
Foto: Airbus Airbus Atlantic Portugal Foto: Airbus Airbus Atlantic Portugal Foto: Airbus Airbus Atlantic Portugal
Inês Pinto Miguel 15:35

A Airbus Atlantic está a reforçar o investimento em Portugal. A empresa vai aumentar a fábrica em Santo Tirso em 5.500 metros quadrados, o equivalente a uma expansão de 30% da superfície industrial, e o espaço deverá ficar totalmente operacional no fim do próximo ano. 

O valor de investimento neste aumento não foi revelado.

PUB

De acordo com comunicado da empresa, a expansão vem dar resposta ao crescimento que os programas da Airbus de fabrico de estruturas aeronáuticas têm vindo a registar. Atualmente, a Airbus produz secções de fuselagem para os Airbus A320 e A350 a partir de Portugal.

As instalações da Airbus Atlantic criaram 400 postos de trabalho diretos desde 2022. Atualmente com 20 mil metros quadrados, esta expansão pode vir a criar mais emprego na região de Santo Tirso. 

Em , no âmbito da assinatura de um memorando de entendimento com a AED Cluster, os líderes da fabricante francesa mostravam interesse em continuar a investir no território nacional, já piscando o olho ao crescimento destas instalações. Contudo, a expansão, vincaram, estava dependente da escolha do Governo em relação à substituição dos F-16, na qual a Airbus está na corrida com os Eurofighter Typhoon. A fabricante de aeronaves assinou também, esta semana, um , empresa que vai atuar no setor aeroespacial, cujo lançamento está previsto para 2026.

PUB

Em Portugal, a Airbus está inserida em parcerias com várias empresas, num ecossistema com 1.500 empregos diretos qualificados e mais de 30 empresas nacionais. Esta colaboração com as empresas portuguesas, sustenta a Airbus Atlantic, permite que a indústria se aproxime de projetos aeroespaciais internacionais, servindo os interesses do país e reforçando a base industrial europeia no setor aeronáutico.


PUB
Pub
Pub
Pub