pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Falha com painéis de fuselagem pode adiar entregas de A320 da Airbus

Tudo indica que o problema não afetou aeronaves em serviço. Fontes da indústria dizem à Reuters que dezenas de A320 foram afetados.

Airbus reporta problema de software que leva à imobilização de milhares de aeronaves
Airbus reporta problema de software que leva à imobilização de milhares de aeronaves Ali Haider/ Lusa_EPA
14:47

Depois de um , outra falha está a afetar os aviões da Airbus. A Reuters cita fontes do setor para avançar que a empresa descobriu um problema que afeta os painéis da fuselagem de várias dezenas de aeronaves da família A320.

O problema estará a adiar entregas, mas não há dados que indiquem que afetou aeronaves em serviço, nem foi possível identificar a origem do problema. Contactada pela Reuters, a Airbus não fez qualquer comentário.

Fontes da indústria disseram à agência que a Airbus entregou 72 aeronaves em novembro, menos que o que tinha sido previsto pelos analistas - este ano foram entregues, até agora, 657 aviões.

A Airbus anunciou na sexta-feira a recolha de aproximadamente 6.000 aviões A320 para a substituição urgente do software de controlo de voo, devido a problemas causados pela exposição à radiação solar.

Em comunicado, a fabricante aeronáutica informou que solicitou a todas as companhias aéreas clientes que utilizam este software que "suspendam imediatamente os seus voos" após a análise de um incidente técnico ocorrido em 30 de outubro num voo da JetBlue entre Cancún, no México, e Newark, perto de Nova Iorque, quando uma aeronave teve de realizar uma aterragem de emergência em Tampa, na Florida.

A análise do incidente "revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados essenciais para o funcionamento dos controlos de voo".

No domingo, a TAP informou que concluiu a atualização do "software" de controlo de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, num total de 41 aeronaves impactadas, sem disrupção da operação.

Entretanto, a .

Ver comentários
Publicidade
C•Studio