pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo já recebeu avaliações para avançar na venda da TAP

O Banco Finantia e a EY já entregaram os relatórios que avaliam o valor comercial da companhia portuguesa. Está dado mais um passo rumo ao relançamento do processo de privatização da TAP.

Privatização da TAP pode arrancar nas próximas semanas.
Privatização da TAP pode arrancar nas próximas semanas. Miguel Baltazar
30 de Junho de 2025 às 15:46

O Governo de Luís Montenegro já recebeu os dois relatórios de avaliação da TAP, que tinham sido encomendados ao Banco Finantia e à EY. O processo de privatização da TAP já tem mais asas para voar.

De acordo com a Bloomberg, as avaliações foram entregues na semana passada e chegam agora para o Executivo balizar o valor comercial da companhia aérea, que anteriormente foi avaliada entre 800 milhões e 1,1 mil milhões de euros. A data de entrega destes relatórios estava prevista para março, mas terá sido adiada por causa das eleições.

O Negócios tentou contactar o Ministério das Finanças, mas não conseguiu confirmar a informação de que os relatórios já chegaram às mãos dos ministros das Finanças e das Infraestruturas, Joaquim Miranda Sarmento e Miguel Pinto Luz. 

O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, já tinha revelado ao Negócios, ainda antes da tomada de posse do novo Governo, que a falta das avaliações não era impeditivo para avançar com o dossiê da venda da TAP.

Na semana passada, o ministro das Finanças confirmava à SIC a privatização da minoria do capital da transportadora portuguesa, algo que já estava previsto no Programa de Governo. Naquela que o Executivo diz ser a primeira fase, Miranda Sarmento admitia que o controlo da companhia se iria manter nas mãos do Estado.

Entre os interessados estão a IAG, dona da British Airways, Lufthansa e Air France-KLM.

O Governo quer assegurar o “hub” em solo português, manter as ligações ao Brasil e maximizar o encaixe financeiro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio