Novo sistema da NAV reduziu em 30% os tempos de atraso nos voos para Lisboa
Apesar do balanço positivo que faz ao primeiro ano de implementação do Point Merge System, Pedro Ângelo assume em entrevista ao Negócios e Antena 1 que atrasos vão sempre existir em Lisboa até haver novo aeroporto.
Pedro Ângelo, presidente da NAV Portugal, faz um balanço positivo do primeiro ano da implementação do Point Merge System, o novo sistema de sequenciação para aproximação a aeroportos, que permitiu, entre julho do ano passado e abril último, "reduzir em 200 mil minutos os atrasos" verificados em Lisboa.
Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o responsável revela que já está a ser implementado um pacote de melhorias ao sistema as quais permitirão à companhias consumir menos combustível e emitir menos CO2.
Pedro Ângelo admite, no entanto, que apesar das medidas de mitigação no Humberto Delgado, "os atrasos vão continuar a existir e só poderão ser resolvidos com a construção do novo aeroporto".
O responsável da NAV, que tem agora a responsabilidade pela coordenação de slots, diz ainda que não há faixas horárias disponíveis no aeroporto de capital e que por isso "Portugal está a perder muito".
O previsível aumento de tráfego este verão já está a ser acautelado, estando o Governo a promover reuniões com todos os intervenientes para otimizar os recursos e minimizar os impactos. Do lado da NAV, avança, diz que irá privilegiar que os controladores aéreos não vão de férias neste período para "assegurar que há sempre a capacidade máxima disponível".
Mais lidas