Passageiros nos aeroportos nacionais atingem novo recorde em outubro
O ano de 2025 está a ser de recordes para a aviação em Portugal. O número de passageiros desembarcados no país superou os 108 mil em outubro e, no acumulado do ano, já foram movimentados mais de 63 milhões.
O movimento de passageiros nos aeroportos nacionais continua a superar os registos de 2023 e de 2024 e as infraestruturas aeroportuárias voltaram a receber um número recorde em outubro deste ano. O valor acumulado também regista máximos.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra que, só no mês de outubro, se movimentaram 6,8 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses, o que corresponde a um aumento homólogo de 4,5%.
"Em outubro de 2025, 83,1% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, num total de 2,8 milhões de passageiros (+5,3%). A maioria dos voos destes passageiros teve origem no continente europeu, que representou 70% do total, traduzindo um crescimento de 4,6% face a outubro de 2024. O continente americano manteve-se como a segunda principal origem, concentrando 8,9% do total de passageiros desembarcados (+8,7%)", revela o órgão estatístico.
Dos passageiros que embarcaram, 83,6% corresponderam a tráfego internacional, o correspondente a 2,9 milhões de passageiros, num acréscimo de 4,8%. A Europa foi o destino principal daquelas que apanharam os aviões, mais 4,4% que em outubro de 2024 e o continente americano foi o destino de 9,7% dos passageiros embarcados, um aumento de 5,7%.
"Desde o início de 2025 observaram-se máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, com exceção de fevereiro. Em outubro de 2025, o desembarque médio diário atingiu 108,6 mil passageiros, número superior ao registado em outubro de 2024 (103,7 mil), correspondendo a um crescimento de 4,8%", evidencia o INE.
Em termos acumulados, entre janeiro e outubro, foram movimentados 63,9 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais, uma subida de 4,7% face a igual período do ano passado. O aeroporto de Lisboa concentrou 48,1% do total de passageiros que passaram por Portugal, tendo movimentado 30,7 milhões, um crescimento de 2,9% face a 2024.
Já a infraestrutura do Porto movimentou 14,5 milhões de passageiros, um aumento de 5,9% e que corresponde a 22,8% do total de viajantes, enquanto o aeroporto de Faro assistiu a um crescimento de 5,7% ao movimentar 9,6 milhões de passageiros, o correspondente a 15% do total.
"O Reino Unido manteve-se como o principal país de origem e de destino, registando aumentos de 2,3% no número de passageiros desembarcados e de 2,2% no número de passageiros embarcados, face ao mesmo período de 2024", destaca.
Por sua vez, "França registou decréscimos de 1,9% nos passageiros desembarcados e de 1,5% nos passageiros embarcados ocupando, ainda assim, a segunda posição". Espanha, Alemanha e Itália completaram a lista dos principais países de origem e de destino, situando-se na terceira, quarta e quinta posições, pela mesma ordem.
Mais lidas