Pedrosa nega acusações na TAP e atira acordo Airbus para Neeleman
Humberto Pedrosa garante que é falso que a companhia aérea tenha sido comprada com dinheiro da própria empresa.
Humberto Pedrosa, o empresário português que esteve com David Neeleman na privatização da TAP, assegura em comunicado que é "falso e leviano dizer que a TAP foi adquirida, no âmbito da privatização, por fundos da própria companhia".
Pedrosa escreve que a Atlantic Gateway adquiriu a sua partipação na TAP por 10 milhões de euros com fundos próprios dos acionistas e que o dinheiro proveniente da Airbus serviu apenas para capitalizar a empresa. E realça que quando entrou como acionista da Atlantic Gateway, "o acordo com a Airbus já estava negociado por David Neeleman".
Em comunicado enviado às redações, o dono do grupo Barraqueiro escreve ainda que perdeu 12 milhões de euros no processo. "Durante a participação no capital da TAP, injetámos 12 milhões de euros em prestações acessórias para cumprimento de diversos compromissos, que acabariam por ficar na TAP, para meu prejuízo", enfatiza no documento.
* Notícia alterada às 19h04 para corrigir um lapso relativo ao processo de aquisição da TAP em 2015. A Atlantic Gateway adquiriu a sua partipação na TAP por 10 milhões de euros, e não ao contrário.
Mais lidas