pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

TAP no horizonte? "Talvez, possivelmente", diz dono da Iberia

Considera-se a melhor compradora para a TAP, tem interesse, mas não diz se já manifestou interesse junto da Parpública. IAG diz apenas que fusões e aquisições estão no horizonte e que há liquidez para as fazer.

Iberia é um dos grandes grupo de aviação a concorrer pela TAP.
Iberia é um dos grandes grupo de aviação a concorrer pela TAP. DR
12:26

O grupo IAG está a olhar com atenção para a potencial compra da TAP. Anunciando lucros de 2,7 mil milhões de euros até setembro, o que representa um aumento de 15,15% face ao período homólogo e assumindo um aumento de liquidez nos próximo anos, a dona da Iberia e da British Airways volta, em declarações aos analistas, a admitir estar a olhar para a aquisição da companhia portuguesa. 

O tema da TAP foi evocado duas vezes durante a conferência com analistas, após divulgar os resultados do terceiro trimestre, mas a resposta direta só chegou uma vez. "Continuamos a olhar para fusões e aquisições [M&A] no horizonte, nomeadamente a TAP", disse Luis Gallego, CEO do grupo de aviação. 

E ponderam avançar? "Talvez, possivelmente", atirou o CEO entre risos, não dando abertura para os analistas saberem se a manifestação de interesse já foi entregue junto da Parpública, ou se estará para breve. O prazo para manifestar interesse na compra de uma posição minoritária de, pelo menos, 44,9% tem de ser feita até 22 de novembro. 

O CEO e o diretor financeiro, Nicholas Cadbury, admitiram, no entanto, que nos próximos anos vão conseguir aumentar o capital disponível no grupo, ou seja, vão ter mais liquidez disponível, o que pode potenciar negócios de M&A. É este capital que pode fazer com que a dona da Iberia avance para a aquisição da companhia aérea portuguesa. 

Os grupos concorrentes na compra da TAP - Air France-KLM e Lufthansa - têm vindo a reiterar, repetidamente, o interesse pela transportadora lusa. De facto, Benjamin Smith foi o último a pronunciar-se, assegurando que o até ao final do mês. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio