CP transporta recorde de 100 milhões de passageiros até junho
No primeiro semestre o número de passageiros da CP cresceu 9,3%. Só no serviço regional o aumento chegou a 133%. CP diz que já foram vendidos 390 mil passes ferroviários verdes desde que este título foi criado.
- 3
- ...
A CP - Comboios de Portugal transportou nos primeiros seis meses deste ano mais de 100 milhões de passageiros, um aumento de 9,3% face ao mesmo período de 2024, que equivale a cerca de mais 7 milhões.
Em comunicado, a empresa pública salienta que “estes resultados revelam o crescimento contínuo na procura pelos serviços oferecidos pela CP e confirmam a atratividade do comboio como uma solução de transporte segura, sustentável e acessível”.
Segundo diz, o aumento registado é transversal à generalidade dos serviços, tendo o crescimento sido mais expressivo no serviço regional, onde mais 15,3 milhões de passageiros viajaram de comboio (mais 133% do que no período homólogo).
Os urbanos de Coimbra registaram também uma subida de 84% e o Intercidades de 48%. Em relação ao maior número de passageiros transportados, os urbanos de Lisboa continuam a apresentar os valores mais elevados, atingindo cerca de 68 milhões de passageiros neste primeiro semestre.
A CP refere ainda que entre janeiro e junho deste ano foram vendidos mais de 315 mil assinaturas do passe ferroviário verde, criado em outubro de 2024 e com um custo de 20 euros mensais. Desde a sua entrada em vigor, já foram comercializados mais de 390 mil destes passes.
Nos primeiros seis meses, diz ainda na mesma nota, “assistiu-se à reabertura da Linha de Leixões e às reaberturas dos troços Mangualde/Celorico da Beira (na Linha da Beira Alta) e Torres Vedras/Malveira e Malveira/Meleças (na Linha do Oeste), devolvendo o serviço de comboio às populações”. A operadora salienta ainda o alargamento do tarifário intermodal Andante aos comboios que circulam na Linha do Vouga, no percurso Espinho – Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), "com o objetivo de incentivar a utilização do transporte público de passageiros e promover a intermodalidade".
Mais lidas