pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Governo garante que comboios de Lisboa têm ocupação inferior a 2/3

O Executivo diz que dos 662 comboios diários da CP em Lisboa só um chega pontualmente a 60% de ocupação, assegurando que os restantes das linhas de Sintra, Cascais ou Azambuja estão a circular abaixo dos 30%.  

Mariline Alves
Negócios 28 de Maio de 2020 às 15:20

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação garantiu esta quinta-feira que a lotação dos comboios urbanos da área de Lisboa é inferior a dois terços.

"Em 662 comboios realizados diariamente pela CP em Lisboa, apenas um comboio regista pontualmente uma ocupação máxima de cerca de 60%: a ligação Sintra-Lisboa Oriente, no horário das 6:36", afirma o gabinete de Pedro Nuno Santos, em comunicado, acrescentando que "todos os restantes circulam com ocupação inferior a 30%".

Numa altura em que terá início uma nova fase de desconfinamento, a 1 e junho, o Ministério sublinha que durante o último mês, mesmo nas horas de ponta, "não existiu nenhum comboio da Linha de Sintra, Cascais ou Azambuja que circulasse com lotação superior aos 2/3 determinados legalmente para este período da pandemia covid-19".

Nas últimas monitorizações feitas pelas CP em horas de ponta, a ligação Sintra-Alverca regista uma taxa de ocupação média de 23% e Sintra-Rossio de 18%. Já os comboios Azambuja-Santa Apolónia apresentação uma ocupação média de 16%, Azambuja-Alcântara 19% e Cascais-Cais do Sodré 13%.

Na mesma nota o gabinete de Pedro Nuno Santos explica ainda que, "ao contrário do que tem sido dito, não é possível aumentar o número de carruagens que circulam em cada comboio para aumentar a sua capacidade, uma vez que a dimensão das composições já se encontra no limite permitido em termos de segurança ferroviária (ocupam toda a plataforma), na linha de Sintra".

O Ministério refere que há ainda um outro constrangimento ao aumento da oferta em termos de horários, porque no caso da Linha de Cintura de Lisboa, "não há capacidade da infraestrutura para integrar mais comboios na circulação".

Na mesma nota, refere que a limpeza e desinfeção dos comboios é feita diariamente, sendo que devido à situação verificada na linha da Azambuja, a CP passou a realizar desinfeção adicional dos comboios nesta linha na Estação da Azambuja sempre que a rotação o permita.

"Os últimos dados, relativos ao período de 17 de março a 11 de maio, apontavam para 34613 veículos desinfetados, numa média de mais de 500 por dia", adianta.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.