Governo vai financiar metrobus entre Guimarães, Braga e futura estação de alta velocidade
Projeto estimado em 200 milhões de euros prevê ligação ao Avepark e inclui preparação para futura conversão em metro de superfície.
- 1
- ...
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, confirmou a decisão do Governo de financiar a nova linha de metrobus que ligará Guimarães a Braga e à futura estação ferroviária de alta velocidade. O anúncio foi feito após uma reunião, em Lisboa, com o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, que apresentou os projetos elaborados pelo município, escreve o Jornal de Notícias.
Segundo o autarca, o Estado assumirá o financiamento integral do processo, incluindo estudos de execução, aquisição de terrenos, construção e material circulante. A infraestrutura será concebida com um espaço-canal alargado, permitindo que no futuro possa evoluir para um sistema de metro de superfície.
O investimento total está estimado em cerca de 200 milhões de euros e prevê servir o norte do concelho e o parque tecnológico Avepark. A escolha do metrobus como solução de mobilidade tem gerado debate político local, com o candidato socialista à presidência da câmara, Ricardo Costa, a defender uma ligação ferroviária pesada e o presidente em fim de mandato, Domingos Bragança, também socialista, a trabalhar para a instalação do metrobus.
Mais lidas