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Governo avança com conclusão da linha azul do Metro de Lisboa

PETI3+ fixa investimento de 160 milhões para a linha de Cascais, incluindo verbas privadas.

Bruno Simão/Negócios
Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 08 de Abril de 2014 às 10:44
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O Plano Estratégico dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI 3+) contempla a conclusão da linha azul do metro de Lisboa, ou seja, a extensão até à Reboleira, num total de 15 milhões de euros que o Governo espera conseguir do novo QREN. Segundo o documento, este projecto promove “uma maior integração entre a rede de metropolitano com a linha de Sintra e, por essa via, com a restante rede ferroviária suburbana da AML (Área Metropolitana de Lisboa)”.

 

Por outro lado, o Executivo confirma a “modernização da linha de Cascais, necessária face ao nível de obsolescência evidenciado pela infra-estrutura e sistemas de sinalização, controlo de tráfego e catenária desta linha. Este projecto insere-se no âmbito do processo de abertura da exploração da linha de Cascais à iniciativa privada, devendo o projecto ser optimizado no sentido de possibilitar a mobilização de fundos privados para a sua consecução”. No total, o investimento previsto é de 160 milhões de euros, dos quais 32 milhões serão montantes angariados junto dos privados.

 

O PETI 3+ estabelece ainda que “será realizada também uma análise e ponderação do desenvolvimento e expansão das redes de Metro de Lisboa e Porto nos troços que evidenciem um volume de procura que se enquadre na verdadeira vocação de um sistema metropolitano pesado de passageiros, bem como da ligação, através de modo de transporte em sítio próprio, entre as linhas de Sintra e Cascais”.

 

O plano não incluiu o metro do Mondego, mas admite que é “ importante estudar, de forma racional e objectiva, outras soluções para a concretização deste projecto que permitam reduzir significativamente o seu volume de investimento e custos de funcionamento”. 

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