Intercidades perde carruagem durante viagem que ligava Lisboa a Faro
Incidente com comboio da CP ocorreu na segunda-feira entre Grândola e Canal Caveira, mas não causou feridos. Falha na manutenção estará na origem do problema.
- 8
- ...
Um comboio intercidades da CP perdeu uma carruagem em plena viagem, enquanto ligava Lisboa a Faro esta segunda-feira. O caso, noticiado pelo jornal Público, aconteceu entre Grândola e Canal Caveira devido a uma quebra dos engates que ligam as carruagens, ficando retido na via, mas sem feridos a registar. O comboio saiu do Oriente às 14h02 e tinha hora prevista de chegada à capital de distrito às 17h35.
O Público explica ainda que o incidente não é potencialmente perigoso, uma vez que os comboios da CP estão munidos de um sistema de travagem que imobiliza por completo da carruagem, caso se assista a uma rutura na conduta geral de freio. A paragem acabou por provocar alguns constrangimentos na Linha do Sul, com a circulação suspensa entre Grândola e Canal Caveira até às 18h.
O comboio foi rebocado até à estação de Grândola por um outro comboio, este de mercadorias, da Medway que se encontrava próximo e fazia o percurso de Setúbal e as minas de Neves Corvo, acabando por largar os vagões que transportava. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários já abriu um inquérito preliminar para perceber o que causou o incidente.
Segundo noticia ainda o jornal, a causa da quebra dos engates estará numa falha de manutenção, devido aos problemas que a empresa pública enfrenta nas revisões gerais às suas carruagens. A falta de operários especializados e de verbas estão no centro dos problemas.
Mais lidas