Brexit. O que preciso para viajar para o Reino Unido?
As dúvidas começaram a surgir na internet. Vou precisar de passaporte? O seguro de saúde europeu continua válido? Haverá deportações?
PUB
A resposta dada pela BBC é simples. Não, nada vai mudar a curto prazo. Se tem viagem para este Verão para o Reino Unido, mantém-se tudo como previsto. A existirem, as alterações só chegarão quando forem concluídas as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia.
Os cidadãos europeus vão poder continuar a viajar de e para o Reino Unido sem passaporte. Os viajantes fora do espaço comunitário precisam de apresentar passaporte, podendo utilizar Londres como porta de entrada para o restante território da União Europeia.
PUB
Enquanto durarem as negociações, este é o modelo. Um dos cenários hipotéticos traçados pela BBC para depois é a existência de passaporte britânico e de acordos para facilitar as entradas e saídas de cidadãos europeus no Reino Unido.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença, que permite assistência em caso de emergência, também continua em vigor. A BBC acredita que este sistema se mantenha mesmo após o Brexit, através de um acordo com a União Europeia. Também a carta de condução segue o mesmo percurso.
PUB
Vão os cidadãos de países da União Europeia manter-se no Reino Unido? É a última pergunta a que a BBC responde, afirmativamente. Nunca a campanha pela saída da União Europeia falou em deportações dos três milhões de cidadãos europeus a viver no Reino Unido, nem do regresso dos 1,2 milhões de britânicos a residir em países da União.
Saber mais sobre...
Saber mais BBC Reino Unido União Europeia Londres Cartão Europeu de Seguro de Doença política questões sociais turismo viagensAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda