Há 10 milhões de euros para apoio ao turismo sustentável
O Governo lançou esta quarta-feira, 27 de Setembro, uma linha de apoio de 10 milhões de euros para projectos de turismo sustentável.
PUB
O instrumento financeiro destina-se a empresas, entidades públicas, associações de comércio ou de moradores e entidades ligadas à natureza.
A linha em causa estará disponível de Outubro de 2017 e Dezembro do próximo ano. Os apoios ascendem a 80% do valor das despesas elegíveis, com um máximo de 300 mil euros se a entidade for pública e 100 mil euros no caso das empresas.
PUB
Em comunicado, o Executivo explica ainda que metade do financiamento pode ser convertida em não reembolsável no caso das empresas. Para as entidades públicas ou associações, esse valor sobe para os 80%.
Nos projectos que podem ser apoiados contam-se aqueles ligados à higiene urbana, acessibilidade, sinalética ou ainda à requalificação das lojas históricas bem como o consumo de produtos locais. A educação e sensibilização ambiental e social no turismo é outro dos aspectos a privilegiar.
PUB
Segundo Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, esta nova linha "visa atingir os objectivos e metas traçados no âmbito da Estratégia Turismo 2027 no que à sustentabilidade social e ambiental diz respeito".
Nesse documento, publicado esta quarta-feira em Diário da República depois da aprovação em Conselho de Ministros, surgem diferentes metas ao nível da sustentabilidade. A vontade é de que Portugal tenha, dentro de dez anos, mais de 90% das suas empresas do turismo com práticas de utilização eficiente de água e energia bem como gestão eficiente dos resíduos.
PUB
Outra das metas é de que mais de 90 % da população residente considere "positivo o impacto do turismo no seu território".
Esta quarta-feira, 27 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Ana Mendes Godinho Estratégia Turismo 2027 Portugal Dia Mundial do Turismo economia negócios e finanças ambiente turismoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda