Lisboa é a 54.ª melhor cidade do mundo para se viver

Lisboa é considerada a 54.ª melhor cidade do mundo para se viver de acordo com um estudo da The Economist Intelligence Unit. A capital portuguesa subiu dois lugares no ranking.
1. Viena, Áustria
2. Melbourne, Austrália
Reuters
3. Osaka, Japão
4. Calgary, Canadá
Reuters
5. Sidney, Austrália
6. Vancouver, Canadá
Reuters
7. Toronto, Canadá
8. Tóquio, Japão
9. Copenhaga, Dinamarca
10. Adelaide, Austrália
pub
Pedro Curvelo 14 de agosto de 2018 às 11:44

Lisboa é considerada a 54.ª melhor cidade do mundo para se viver de acordo com o estudo "The Global Liveability Report" da The Economist Intelligence Unit (EIU). A capital portuguesa subiu dois lugares no ranking face ao ano passado.
Pela primeira vez, o topo da lista é ocupado por uma cidade europeia. A honra coube a Viena, com a capital austríaca a destronar a australiana Melbourne, que liderava o ranking há sete anos consecutivos.
O estudo avalia a qualidade de vida em 140 cidades de todo o mundo, levando em conta cinco categorias: estabilidade, que inclui a violência, crime e conflitos militares, cultura e ambiente, serviços de saúde, infra-estruturas e educação. As duas primeiras categorias têm o maior peso – 25% cada – para a classificação final.
A diminuição da ameaça terrorista na Europa Ocidental e a baixa taxa de criminalidade ajudaram Viena a ascender à liderança.
Entre as cidades europeias, Lisboa surge na 26.ª posição, atrás de Londres, que ocupa o 48.º lugar na tabela global. A capital portuguesa supera metrópoles mundiais como Roma, Nova Iorque, Moscovo e Pequim.
No ranking global, Melbourne ocupa o segundo posto, seguida de Osaca, no Japão.
Seguem-se a cidade canadiana de Calgary e Sidney. Vancouver é a sexta cidade com maior qualidade de vida, seguida ex-aequo por Tóquio e Toronto no sétimo lugar. Copenhaga (Dinamarca) e Adelaide (Austrália) encerram o top 10.
Damasco, capital da Síria, ocupa o último lugar no ranking.

pub