Vai nascer em Gaia mais um hotel de 5 estrelas num investimento de 30 milhões

O grupo Fladgate Partnership, dono da Taylor’s e de projetos turísticos como o Yeatman e o WoW, e que acaba de vender o mais antigo 5 estrelas do Porto, vai construir uma nova unidade hoteleira, com perto de uma centena de quartos, nos antigos armazéns da Fonseca.
Negócios 04 de Junho de 2022 às 13:02

"Ou ficávamos com o Infante [de Sagres] e vendíamos o terreno em Gaia, ou construíamos um ‘irmão’ do Yeatman, o que tem muito mais lógica, e vendíamos o Infante", explicou ao Dinheiro Vivo o CEO do grupo Fladgate Partnership, que acaba de vender o Infante Sagres, o mais antigo 5 estrelas do Porto à Gaw Capital, investidores asiáticos que detém também o portuense InterContinental Palácio das Cardosas.

PUB

 

Era preciso "olhar o balancete e ter uma posição responsável" depois de dois anos de pandemia e prejuízos acumulados, resultantes sobretudo do megacomplexo WoW, onde investiu mais de 100 milhões de euros, justificou Adrian Bridge, ainda ao mesmo jornal.

PUB

 

Após faturar 117 milhões de euros em 2021 - contra 125 milhões em 2019 -, dos quais 20 milhões no turismo, a Fladgate pretende construir um novo hotel de 5 estrelas na marginal de Vila Nova de Gaia, nos antigos armazéns da Fonseca, que terá entre 85 e 90 quartos.

 

PUB

Ainda sem nome escolhido, o objetivo do promotor é que a nova unidade hoteleira de luxo esteja em funcionamento dentro de dois anos.

 

"Entendemos que será possível, com um tipo de construção modelar - em que as fundações são, obviamente, feitas no local, mas os quartos serão construídos numa fábrica e depois colocados - acelerar a construção. Assim poderemos abrir já em abril de 2023", adiantou o CEO da Fladgate.  

PUB

 

Questionado pelo Dinheiro Vivo sobre o investimento previsto no novo hotel, Bridge admitiu que é difícil antecipar: "O orçamento que fizemos no início do ano era de 25 milhões, mas acreditamos que, com a inflação e a dificuldade na obtenção de mão-de-obra, teremos necessariamente de aceitar que o preço será mais alto. Quanto não sei, talvez uns 15%", fixando a estimativa em, pelo menos, cerca de 29 milhões de euros.

 

PUB

Foi há meia dúzia de anos que o infante de Sagres foi adquirido à família Júdice pela Fladgate Partnership, proprietária das casas de vinho do Porto Taylor's, Fonseca, Croft e Krohn.

 

Presente em Portugal desde 1692, a Fladgate Partnership também é dona dos hotéis The Yeatman, em Gaia, e do Vintage House, no Pinhão, assim como do World of Wine (WoW), o novo quarteirão cultural instalado nas antigas caves de vinho do Porto da Croft e da Taylor’s, no centro histórico de Gaia, que resultou de um investimento superior a 100 milhões de euros.

PUB

 

Pub
Pub
Pub