Visabeira investe 14 milhões no palácio da Vista Alegre
O investimento inclui a transformação do antigo Palácio da Vista Alegre num hotel temático de cinco estrelas, a criação de um museu e a reabilitação de uma capela inserida no bairro.
PUB
O protocolo entre o Estado e a Visabeira será assinado esta sexta-feira em Ílhavo, com a presença do secretário de Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques.
Submetido ao QREN, o projecto contará com a comparticipação de fundos comunitários, estando apenas à espera de aprovação. São várias as entidades subscritoras do protocolo: a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Direcção Regional de Cultura do Centro, o grupo Visabeira SGPS e a sociedade "Empreendimentos Turísticos Montebelo" e a VAA - Empreendimentos Turísticos, SA.
PUB
O hotel terá 75 quartos, reabilitando um edifício que começou a ser construído no século XVIII e foi a morada de sete gerações da família Pinto Basto, fundadora da Vista Alegre. Actualmente, era usado para hospedar quem visitava a fábrica em negócios ou lazer.
PUB
A Visabeira comprou a Vista Alegre em 2009, através do lançamento de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre a empresa de porcelanas, que estava numa situação complicada antes desta operação.
O processo de reestruturação que a Visabeira levou a cabo na empresa (mas que já tinha sido iniciado anteriormente, devido à crise que se tinha instalado) levou ao despedimento de centenas de pessoas desde 2009.
PUB
Na cerimónia de sexta-feira será ainda assinado, entre a empresa e a Câmara de Ílhavo, um contrato de comodato do velho Teatro da Vista Alegre, situado no largo central.
PUB
A autarquia pretende ali fazer uma operação de reabilitação e de instalação de um laboratório de produção de conteúdos culturais, utilizando como ferramentas as tecnologias da informação, da comunicação e da electrónica, projecto esse que se integra na rede urbana para a competitividade e inovação da Região de Aveiro, que está na fase de arranque da execução, segundo informações da Lusa.
Mais lidas
O Negócios recomenda