Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Europeia prevê aumento do turismo em 2014

O mais recente inquérito Eurobarómetro, hoje divulgado, mostra que apenas 11% dos europeus não prevê passar férias fora do seu país.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 13 de Fevereiro de 2014 às 12:10
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Em 2013, o turismo foi um motor de crescimento económico na Europa, induzido pela procura interna, uma tendência que deverá repetir-se este ano, prevendo a Comissão Europeia que o sector volte a crescer em 2014.

 

Segundo um novo inquérito Eurobarómetro, publicado esta quinta-feira, no ano passado, 38 % dos europeus passaram as férias principais noutro país da União Europeia, o que representa um aumento de 5% em relação a 2012.

 

Ao mesmo tempo, apenas 42 % das pessoas passaram as férias principais no seu próprio país, o que representa uma diminuição de 5% em relação a 2012. Além disso, em 2013, apenas um quinto (19 %) gozou as férias principais fora dos 28 países da União Europeia, o que corresponde a uma diminuição de 2% em comparação com 2012.

 

“As atitudes dos europeus em relação às viagens, hoje publicadas, constituem um sinal da fiabilidade e do elevado desempenho do sector do turismo, que continua a ser o forte motor económico para a recuperação da União Europeia”, afirma Antonio Tajani, vice-presidente da Comissão Europeia e comissário responsável pela indústria e pelo empreendedorismo em reacção aos resultados do Eurobarómetro. “Os números falam por si, enquanto as preferências e as opiniões expressas no inquérito demonstram o modo como o desempenho robusto e resiliente do setor deverá prosseguir em 2014”.

 

A tendência positiva é apoiada pelas estatísticas oficiais. De acordo com o Eurostat, o sector do turismo atingiu números recorde em 2013. O total de pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico em todos os 28 Estados-Membros da União Europeia aumentou, em 2013, em 1,6 % para um recorde de 2,6 mil milhões de pernoitas em comparação com 2012.

 

Em 2014, apenas 11% dos europeus prevê não ir para fora

 

Apenas 11 % dos europeus prevê não ir para fora em 2014 devido à actual situação económica. Quatro em cada dez europeus planeiam passar as férias no seu próprio país (a maioria na Grécia, Croácia, Itália e Bulgária). Três em cada dez pessoas esperam passar as férias na União Europeia e mais de quatro em cada dez pretendem fazer, pelo menos, uma das suas viagens na União Europeia em 2014. Um quarto planeia viajar até um país fora da União Europeia (24%), mas apenas 16 % passarão as suas férias fora da região.

Ver comentários
Saber mais Europa Comissão Europeia União Europeia Antonio Tajani turismo
Outras Notícias