Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanhóis compram resort da Oxy Capital em Vilamoura

A Hotel Investment Partners, detida pelo grupo Blackstone, é a nova dona do algarvio The Lake Spa Resort, inaugurado em 2005, que esteve na base de uma disputa judicial entre a Amorim Turismo e a sociedade de capital de risco.

DR
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 13 de Janeiro de 2020 às 13:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Oxy Capital fechou um acordo com a empresa espanhola HIP (Hotel Investment Partners) para a venda do hotel The Lake Spa Resort, localizado em Vilamoura e que até agora estava a ser gerido pelo operador Blue & Green, da sociedade de capital de risco.

 

A gestora do fundo Aquarius, dedicado a recuperações no setor do turismo, controlava esta unidade de 5 estrelas e 192 quartos desde 2014, quando adquiriu à Amorim Turismo 75% das sub-holdings que detinham os três hotéis Lake Resort, no Algarve, e o Tróia Design Hotel, bem como o Casino de Tróia.

 

Este ativo inaugurado em 2005, que tinha sido colocado à venda em meados de 2017, esteve na base de uma ação judicial interposta pela Amorim Turismo, que mantinha uma participação minoritária de 25% que lhe dava direito de preferência. O Expresso noticiou em março de 2018 que a empresa liderada por Jorge Armindo reclamava dois milhões de euros.

Num comunicado em que anuncia este negócio, divulgado esta segunda-feira, 13 de janeiro, a HIP, que tem no portefólio um total de 63 hotéis com um total de 18.728 quartos, não divulga o valor da compra, mas assegura que vai investir na transformação deste hotel no Algarve, que dispõe de um lago artificial, três restaurantes e dois bares.

 

"Na sequência do investimento, a HIP irá alterar a marca e o operador do hotel, decisões que estão ainda por definir dentro do ecossistema de parcerias da empresa", lê-se na nota enviada às redações, em que o CEO, Alejandro Hernández Puértolas, garante que "Portugal sempre esteve entre os mercados-alvo, dado o seu clima, gastronomia, infraestruturas, cultura e paisagem".

 

Portugal sempre esteve entre os nossos mercados-alvo, dado o seu clima, gastronomia, infraestruturas, cultura e paisagem. Alejandro Hernández Puértolas, CEO da HIP

Depois de arrancar a expansão internacional com a compra de cinco hotéis na Grécia em setembro de 2019, o grupo espanhol está perto de concretizar assim a primeira aquisição em Portugal – a operação está pendente da aprovação por parte das autoridades portuguesas da concorrência –, particularizando que o Algarve "é também um destino com um posicionamento médio / alto perfeito para a introdução de marcas internacionais de prestígio".

 

Fundado em 2015 sob a égide do Banco Sabadell, este grupo foi adquirido em 2017 pelo Blackstone Group e, um ano depois, comprou a Hispania. O modelo de negócios é baseado na "transformação e atualização de ativos para fornecer um serviço diferenciado", sendo os hotéis, localizados sobretudo em frente ao mar, operados através de contratos de gestão por cadeias conhecidas, como Melia, Barceló, AMResorts ou Marriott.

Ver comentários
Saber mais turismo hotel vilamoura algarve oxy capital amorim blackstone aquisição
Mais lidas
Outras Notícias