Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hambúrgueres de bacalhau, danças de salão e Marco Paulo: formas de escapar a semana agitada

É em Fátima, Figueira da Foz ou Torres Vedras que se encontram algumas das sugestões que o Negócios indica para afastar a cabeça da volatilidade dos mercados financeiros.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 12 de Agosto de 2011 às 11:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...



Grandes desvalorizações na bolsa nacional, especulação na compra e venda de acções, rumores de resgate ao Société Générale e a visita da troika a Portugal foram alguns dos temas que marcaram a semana económica do país.

Se o objectivo dos dias de descanso que se seguem é esquecê-los, as propostas variam entre comer bacalhau na Ericeira ou aproveitar os concertos de Wanda Stuart, Rita Redshoes ou Marco Paulo um pouco por todo o país.

E os portugueses podem até ter reservado o fim-de-semana para assistir aos primeiros jogos da nova temporada de futebol. Mas os 90 minutos (mais descontos) de cada partida dão tempo mais do que suficiente para aproveitar estes eventos que vão ter lugar em território nacional. Fim-de-semana que tem três dias em vez dos habituais dois. Ao sábado e ao domingo junta-se o feriado na segunda-feira. E não é especulação.



Ericeira

No fim-de-semana passado, a sardinha foi a rainha em Portimão. Este fim-de-semana, o bacalhau ocupa o lugar de rei, desta vez, na Ericeira.

Hambúrguer de bacalhau, canja de bacalhau, pastéis de bacalhau, pataniscas de bacalhau, meia desfeita de bacalhau e chora de bacalhau.

Estes são alguns dos pratos disponíveis na 2ª edição do Festival do Bacalhau, que se concretiza com mostras gastronómicas pelas 12 horas de hoje, sábado, domingo e segunda-feira, no restaurante Dom Carlos, junto ao parque de campismo de Mil Regos.



Ponte de Lima

Se a Ericeira é um investimento usual nos fins-de-semana e quer diversificar o portfólio de regiões portuguesas que conhece, o bacalhau também vai estar presente um pouco mais a norte. Mais propriamente, no Minho.

Bacalhau frito e bolinhos de bacalhau são algumas das ofertas na Feira dos Petiscos de Ponte de Lima. Mas se o bacalhau não agrada, há sardinhas escabeche. Se o problema for mesmo com o peixe, o pernil de porco e o chouriço assado em aguardente também estarão em destaque na festa que hoje começa.

As concertinas e o folclore são o som de fundo da feira, mas também há seis concertos inseridos no Festival Expolima, refere o município. Sábado, por exemplo, é o dia da actuação de Pedro Abrunhosa.


Coruche

Já há novenas desde 6 de Agosto, mas só hoje é que é a inauguração oficial das festas de Coruche. Às 18h00, no Parque do Sorraia, começam as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

E se as danças de salão vão marcar o ritmo ao longo da noite de sexta-feira, no sábado serão as braçadas a ditar o avanço das canoas. É a II Taça de Velocidade do Sorraia.

Se prefere desportos menos exigentes, a pesca é uma possibilidade. Às 8h00 de sábado, começa a prova juvenil do concurso de pesca.

Mudando de espécie de fauna, também o touro marca presença em Coruche por estes dias. Há touradas à corda no sábado e uma largada de touros no domingo de madrugada, pelas 01h00.

A vila ribatejana continua em festa até 18 de Agosto. O destaque desse dia é o concerto de Quim Barreiros.


Figueira da Foz

Mas se o que pretende é apenas ouvir música, pode viajar até à Figueira da Foz e assistir ao concerto de Wanda Stuart no sábado.

A promessa do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz é que a cantora vai apresentar “um espectáculo bem diferente” dos anteriores. Segundo a mesma fonte, os vários temas serão não só portugueses mas também brasileiros, americanos, franceses e ingleses. A acompanhar estará a banda Apartitudo.

A entrada custa entre 5 e 10 euros e o concerto começa pelas 22h00.





Torres Vedras

Se mudar de espaço não é suficiente para esquecer “ratings” e resultados empresariais do segundo trimestre, talvez funcione viajar no tempo. E isso vai acontecer na praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

Na segunda-feira, vai recriar-se o 15 de Agosto de outrora. O dia em que os pobres e saloios da região de Torres Vedras tinham oportunidade de ir à praia.

“A boa mesa e o bom vinho não podiam faltar. Vestia-se, então, o fato de domingo e seguia-se para Santa Cruz nas carroças e carros de bois”, explica uma nota da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Agora, o cortejo etnográfico vai voltar a percorrer as ruas da região na próxima segunda-feira, tentando colocar, em cima da mesa (ou da areia), “a boa mesa e o bom vinho”.



Pampilhosa da Serra

Rita Redshoes, André Sardet, Marco Paulo e um balão de ar quente são as atracções que pretendem dar vida ao segundo fim-de-semana de Agosto na Pampilhosa da Serra. Um período que conta também com a Feira do Artesanato, que vai mostrar o trabalho de 62 artesãos e dar a conhecer cinco tascas da região.

Em tempos de crise, o que é gratuito ganha interesse. E, se poder aceder a um balão de ar quente pode ser apetecível, o facto de não pagar pode tornar tudo melhor. A visita pode ser feita no largo José Henriques da Cunha, no sábado.

O primeiro dia do fim-de-semana é também o dia em que a cantora dos sapatos vermelhos vai subir ao palco. No domingo, é a voz de “Foi Feitiço” que marca presença.

Nesse dia, também a Marcha de Alfama, de Lisboa, e a Marcha da Pampilhosa vão mostrar os seus dotes no pavilhão municipal.

O concerto de Marco Paulo fica reservado para o último dia do programa de festas, na segunda-feira.



Trancoso

E se Agosto é, supostamente, o mês da “silly season” nos órgãos de comunicação social, já no que diz respeito aos concertos é o mês da “serious season”.

As festas de Trancoso são a prova disso, onde há mais concertos do que dias de festas. A Feira de São Bartolomeu começa hoje, 12 de Agosto, e vai prolongar-se até 21 de Agosto. Já este fim-de-semana, tem oportunidade de ouvir Rodrigo (domingo) e Emanuel (segunda-feira), entre outros. Canta Brasil, Pedro Abrunhosa e Rita Guerra são algumas das actuações a assistir nos restantes dias.

Mas se Agosto é conhecido pelos concertos, também as tascas típicas e as mostras de artesanato são habituais por estes dias. Em Trancoso, elas estão lá mas o ponto distintivo são as mostras de maquinaria industrial.



Lisboa

Espectáculo “Muaré”. O nome não é comum mas é ele que dá o mote para os últimos dias do Festival dos Oceanos.

É um concerto proporcionado pela “sobreposição de dois ou mais sons de tonalidades e texturas diferentes”.

A citação da responsabilidade do Festival dos Oceanos não é a mais explicativa. Mas uma performance também é para assistir, não para ler.

Muaré, com a banda “Duchamp Pilot”, vai ter lugar sexta-feira e sábado na Praça do Comércio.

Cenário que dará lugar, neste último dia, ao fogo de artifício que sinaliza o fim das duas semanas de Festival dos Oceanos na capital portuguesa.



Fátima

Sexta-feira, além de ser o dia em que de dá o pontapé de saída no campeonato de futebol 2011/2012, com o jogo entre o Gil Vicente e o Benfica (que se realiza em Barcelos), é também o Dia Mundial da Juventude. Fátima é uma proposta para desfrutar um dos dias em que a reforma ainda não é uma preocupação.

Mesmo assim, pode começar a poupar nas notas porque as moedas vão bastar para entrar nas Grutas da Moeda, em São Mamede, próximas da cidade.

Os visitantes com idades compreendidas entre os 6 e os 30 anos vão poder pagar apenas metade do bilhete. A partir dos 12 anos, em vez de se pagarem os habituais 5 euros, gastam-se 2,5 euros.

Contudo, se já tem mais de 30 anos ou se não foi a tempo de aproveitar a visita na sexta, pode usufruir do desconto que as Grutas da Moeda têm durante todo o ano. “No dia do seu aniversário oferecemos-lhe a entrada”, anuncia o site.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias